Primeira partida em horário comercial altera diversos serviços

A bola já está rolando na vigésima primeira Copa do mundo que reúne 32 seleções. Mesmo com algumas decepções para o brasileiro continua sendo o evento esportivo mais aguardado. E ai vêm todos os preparativos para conferir o time de coração. Mas para oferecer serviços tem aqueles que ficam do outro lado, trabalhando e sem folga para curtir as partidas. Afinal de contas as coisas não param. Em restaurantes por exemplo o funcionamento segue normal.

“A churrascaria e a lanchonete não param 24 horas, temos TVs no local que estarão disponíveis para os clientes. Nesses dias é normal os viajantes que estão na rodovia pararem na hora do jogo”, esclarece Lilian Romano, proprietária de uma churrascaria na Rodovia Washington Luiz. Os funcionários estarão de olho na preparação do cardápio e do salão para receber os clientes.

Hospitais são um dos exemplos em que os profissionais seguem normalmente o trabalho.

Comércio

Para o comércio, o sindicato autorizou o fechamento das lojas que desejarem, desde que seja feito acordo individual com os funcionários para a compensação dos horários, se for o caso. Portanto a recomendação é que o comércio tenha funcionamento na sexta-feira à partir das 12.

Horário  Shopping

O Shopping Center Rio Claro instalou na praça de alimentação um telão para os torcedores acompanharem as partidas. Quem estiver em passeio vai poder conferir ao jogo do Brasil x Costa Rica desta sexta-feira às 9h. Quem estiver em trabalho deve conferir um lance e outro. Todo o setor de alimentação funcionará normalmente para atender os presentes, já as lojas ficam fechadas durante a partida da seleção brasileira e abrem das 11h às 22h

Setores Públicos

As repartições públicas têm alteração de horário durante o jogo do Brasil. O expediente na sexta-feira (22) será à partir das 13h. As escolas Municipais também seguem o mesmo horário. Os serviços essenciais terão funcionamento normal.

Agências Bancárias

Febraban divulga horário bancário para os jogos do Brasil na Copa do Mundo

As agências bancárias nesta sexta-feira também ficam fechadas no período da manhã, como recomendado pelo Banco Central que decidiu o fechamento mor motivos de segurança dos bancos e de transportes de valores. Na sexta as agências funcionam das 13 às 17 horas

Orientações para o trabalhador

Mais uma Copa do Mundo rolando e fora de campo vem sempre aquela pergunta? Será que vou trabalhar durante os jogos da Seleção Brasileira? Muitos locais acabam alterando a rotina para torcer pela equipe do país, mas para outros não tem jeito, o trabalho chama e não dá para parar. Já relatamos estabelecimentos que vão funcionar normalmente durante os jogos do Brasil, trazemos agora orientações para o trabalhador que tem dúvidas sobre a imposição de não folgar nos horários das partidas.

O advogado e especialista em Terceirização e Direito do Trabalho Gleibe Pretti, esclarece que a pergunta é extremamente comum e a dúvida surge tanto para o empregado como para o empregador. “A resposta é sim. O empregador pode exigir o comparecimento do funcionário, mesmo em dias de jogos”, afirma.

E faz o alerta para a pessoa que está pensando em faltar para curtir as partidas. “O empregador poderá descontar além, do dia de falta, o descanso semanal remunerado, então para cada falta do empregado será descontado mais um dia, que seria o equivalente ao domingo, ou seja, a cada falta será feito o desconto de dois (2) dias, desta forma, o empregado deve ficar atento e tentar negociar com o empregador, para depois compensar essas horas e não ter prejuízo maior”, salienta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *