Casa das Crianças de Rio Claro, há 65 anos ampliando a cidadania de crianças e adolescentes

No ano de 1952, um grupo de pessoas preocupadas com a situação de menores órfãos, abandonados na cidade, decidiram juntar esforços para acolher as crianças em situação de risco e abandono, pois na época não havia nenhum lugar para abrigar estas crianças.

Assim em 04 de outubro daquele ano era fundada em Rio Claro a Sociedade Beneficente São João da Escócia – Casa das Crianças. Até o ano de 2002 ela tinha a função de abrigo para crianças de 5 a 14 anos. A partir daí, passou a atender crianças de 6 a 12 anos, no contra turno escolar, preenchendo o tempo ocioso daquelas crianças.

Hoje, após 65 anos, atende 200 crianças e adolescentes que moram em bairros comprovadamente em situação de vulnerabilidade social. Na programação educacional desenvolvem ações diversificadas para atender necessidades psicossociais e educacionais, com o objetivo de que se tornem pessoas responsáveis, capazes de realizar suas escolhas com liberdade e participação ativa na construção de novos tempos.

Organização Social sem fins lucrativos, a Casa já foi contemplada com os Títulos de Utilidade Pública Municipal nº 366, em 27/06/1995, Utilidade Pública Estadual nº 1.806, de 26/10/1978, Utilidade Pública Federal, decreto nº 50.5017, de 02/05/1961.

Missão e Objetivo

A Casa tem como missão e objetivo “Ampliar a cidadania de crianças e adolescentes, conscientizando-os de suas capacidades e valores, para que vivam com autonomia e dignidade”

Para tanto, desenvolve inúmeras oficinas para levar essa missão avante. Entre as oficinas a Casa oferece:

  • Música: Atividades que favoreçam a percepção auditiva e memória musical, conhecer diversos instrumentos, violão, flauta doce e outros.
  • Dança: Conhecer diversas danças, postura, desenvolver a compreensão da capacidade de movimentos, favorecer a consciência corporal aumentando suas potencialidades.
  • Capoeira: Oferecer atividades tendo como princípio o respeito às diferenças individuais, resgatar valores, criatividade, coordenação motora e concentração.
  • Educação Física: Oferecer atividades esportivas, compreendendo as modalidades voleibol, basquetebol, futebol e outras.
  • Informática: Na informática as crianças têm acesso ao mundo virtual, onde se familiarizam com os computadores, fazendo pesquisas, trocas de informações proporcionando a elas expressivos ganhos na aprendizagem e autonomia para solucionar suas dúvidas.

Mais do que isso, a proposta principal é estimular essas crianças na busca de novos conhecimentos.

Estrutura

Atendendo 200 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, o Casa das Crianças tem uma boa estrutura.

As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00, de janeiro a dezembro.

E a entidade conta com uma Biblioteca, onde as crianças são incentivadas a adquirir o hábito da leitura, contando que nem todas têm essa acessibilidade em suas casas. Com inúmeros títulos ao mesmo tempo que proporciona às crianças conhecimento, interação e informação, também leva-os à consulta.

No refeitório são servidas em média 400 refeições diariamente, além de lanches e sobremesas, que podem ser fruta ou doce.

São três refeições diárias, café da manhã, almoço e lanche da tarde. Criança bem alimentada absorve muito melhor os ensinamentos.

Recursos financeiros

Logicamente, para toda essa estrutura, há a necessidade de recursos financeiros de grande monta.

A entidade, apesar de uma parceria firmada com a administração municipal através da secretaria de Desenvolvimento Social, que cobre o salário de alguns profissionais, ainda há a necessidade de muitas outras coisas, pois a estrutura é muito grande.

“Hoje, a nossa necessidade maior é leite, mas qualquer doação, seja lá o que for, pois temos um bazar, que comercializa os materiais que não servem para as nossas crianças. Quem quiser conhecer a nossa instituição, serão muito bem vindas. Funcionamos das 7h00 às 17h00”, explica Maria Cristina Degli Esposti, coordenadora técnica.

Como fazer doações

São várias as possibilidades de contribuir com a Casa da Criança. As pessoas físicas podem entrar em contato com o serviço de telemarketing através do telefone (19) 3522-2978, que a doação será retirada.

Pessoas Jurídicas podem colaborar através de doações mensais contatando o serviço de telemarketing e também através de cotas de patrocínio nos principais eventos realizados pela casa das Crianças. Exemplos: Feijoada e Celebrar.

Além dessas, há o projeto do Selo Empresa Parceira da Casa da Criança, onde as empresas doam mensalmente uma quantia e podem utilizar o selo em todo o seu material de divulgação (e-mails, material gráfico e digital e mais…).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *