Temperatura em Rio Claro chega aos 5 graus no fim de semana

O inverno ainda nem chegou mas, a população já pode tirar cobertores e agasalhos do guarda roupa

263
Temperatura deve cair de 13 graus no domingo (20) para 5 graus na segunda feira (21), devido a uma frente fria que chega no final de semana. A massa de ar frio deve permanecer durante semana que vem

Depois de passar por um outono um tanto quanto seco, com chuvas que começaram a cair nessa terça-feira (15), deixando a umidade do ar um pouco mais respirável e chuvas previstas até o fim da semana, a previsão é de muito frio para os próximos dias.

Na tarde dessa quarta-feira (16), em entrevista ao Diário do Rio Claro, Carlo Burigo, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), da Unesp de Rio Claro, informou sobre a baixa temperatura prevista já para o domingo (20), que deve ficar com uma temperatura entre a mínima de 13 graus e a máxima de 23. A queda na temperatura é resultado da chegada de uma frente fria. Já na segunda-feira (21), com essa massa de ar polar, a temperatura deve cair ainda mais, ficando a mínima de 3 graus.

Segundo o meteorologista, todos os anos, essa queda de temperatura em maio sempre acontece, o fato ocorreu em 2016 no mesmo mês quando a temperatura chegou a cair para 5 graus, considerado normal, devido estar faltando um mês para o inverno que entra no próximo dia 21 de junho.

Já a respeito do Inverno, Burigo falou que teremos um Inverno normal, climatológica com chuvas abaixo da média e temperaturas iguais às de todos os anos, alguns dias mais frios outras já nem tanto.  Deverá ser um Inverno seco e com pouca chuva.

Inverno 2018

O Início do Inverno 2018 começa às 7h07 do dia 21 de junho e termina em 22 de setembro, com o equinócio da primavera. O inverno é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Solstício de Inverno 2018

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do Sol. Em 2018, o solstício de inverno será às 7h07 no Brasil. O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.

Equinócio de Setembro: fim do inverno no Brasil

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece em 22 de setembro de 2018, marcando o fim do inverno e começo da primavera. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA