A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE NOS ESPAÇOS URBANOS

310
Sustentabilidade - conciliando o espaço urbano e meio ecológico - imagem do portal eletrônico setor reciclagem

A “sustentabilidade urbana” por ser um conceito amplo e apresentar inúmeras definições, acarreta interrogações/dúvidas. As pessoas, em sua maioria, associam o termo “sustentabilidade” apenas a questões relativas ao meio natural e não urbanizado, entretanto este termo refere-se à busca de equilíbrio no ambiente, seja ele ambiental urbano ou agrário.

Mediante a abrangência, de impactos nas cidades, em setores como educação, saúde, lazer, cultura, infraestrutura, emprego, moradia, segurança pública, recursos naturais, há consequências na vida sustentável de uma localidade.

Estes impactos decorrem em sua maioria do crescimento econômico acelerado nos principais espaços urbanos (cidades grandes e médias), que atingem a qualidade de vida daquelas populações ali inseridas, comprometendo as aspirações do presente e do futuro.

Nesse contexto, o ideal seria que as empresas, sejam estas públicas ou privadas, bem como os cidadãos inseridos nestes espaços urbanos conhecessem melhor os parâmetros da sustentabilidade, agregando-os em suas ações diárias e conjuntas, proporcionando e garantindo um melhor bem-estar.                                                                               O termo sustentabilidade, é usado por empresas e instituições como método de marketing, pois a compreensão em si da palavra, muitos a desconhecem, levando-se a um entendimento reduzido, apenas as questões ecológicas, esquecendo-se de outros conhecimentos e valores que abraçam a questão sustentável.

Deforestation on the little green planet. Human hand holds cut t

A educação é considerada peça fundamental na consolidação dos ideais da sustentabilidade, pois é responsável pela formação de agentes socioambientais, que promovem ações interativas com o meio ambiente, e acima de tudo possibilitam capacitar cidadãos quanto a preservação, conservação e gerenciamento do  ambiente.

Assim, o comprometimento com um ambiente sustentável leva ao progresso, visto que se unem práticas de conservação e atitudes de preservação de recursos naturais, fauna, flora, como também ações adequadas sobre a questão da mobilidade e da infraestrutura urbana, integrando aspectos econômicos e sociais de uma localidade.

Portanto o principal na questão da sustentabilidade é conciliar o desenvolvimento social, a preservação ambiental e o crescimento econômico, respeitando os espaços e as populações, cultivando valores que os direcionem a construir um ambiente (urbano) equilibrado.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA