Ministro da Saúde visita Rio Claro

Rio Claro recebeu a visita do ministro da Saúde nessa quinta-feira (19), no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de SP

135
Prefeito e vereadores recepcionam o Ministro da Saúde e o Secretário Estadual da Saúde

Recém-empossado como ministro da Saúde, Gilberto Occhi recebeu na quinta-feira (19) em Rio Claro uma série de reivindicações durante o 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O prefeito João Teixeira Junior (DEM) foi enfático ao defender o aumento do repasse de recursos federais para os municípios. “Cidades como Rio Claro, que priorizam a saúde pública, têm que arcar com a maioria dessas despesas, o que dificulta o trabalho por um atendimento de qualidade à população”, disse, reiterando a necessidade de um novo pacto federativo, mais justo, no qual uma parte maior do que se arrecada no município fique de fato no município, para custeio da saúde e atendimento aos que mais precisam.
Occhi parabenizou Rio Claro e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) pela organização do congresso, que se encerra nesta sexta-feira (20), na Claretiano Faculdade, e reiterou seu compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Vou receber as propostas e ideias surgidas neste congresso para juntos discutirmos como executá-las”, disse o ministro, que foi recebido no município, além do prefeito, pelo secretário de Saúde, Djair Francisco, pelo presidente da Câmara Municipal, André Godoy, e pelo vereador Júlio Lopes.
O prefeito Juninho também entregou em mãos ao ministro Gilberto Occhi uma série de reivindicações específicas para o setor de saúde de Rio Claro. Os pedidos incluem elevação dos valores repassados ao município para custeio de internações e procedimentos de média e alta complexidade, pedidos de habilitação e mais recursos para o Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria, ampliação de leitos hospitalares, maior repasse para os setores de urgência e emergência e outros. “São pedidos que, se atendidos, darão imenso auxílio para o atendimento da população de Rio Claro”, diz o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.
SECRETÁRIO ESTADUAL
O novo secretário estadual da Saúde, Marco Antonio Zago, participou de seu primeiro evento público, em Rio Claro. Na oportunidade, Juninho da Padaria reapresentou a solicitação para a ampliação em 50% do número de leitos na Casa de Saúde Bezerra de Menezes. “Como houve a mudança de comando na pasta, apresentamos novamente o pedido para que o município seja atendido”.
O município está pedindo acréscimo de mais 48 leitos. Em dezembro do ano passado o assunto foi discutido em audiência na Secretaria de Estado da Saúde. No mês passado, o prefeito Juninho fez a solicitação diretamente ao então secretário estadual de Saúde, David Uip. Se o pedido for atendido, o número de leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) subiria de 94 para 142. Para o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, “a ampliação da oferta de leitos vai ajudar a suprir a demanda crescente por vagas para internação”.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA