Semana de Ogum começa na segunda-feira (23)

Evento contará com apresentações musicais, exposição, além de visitação e roda de histórias

125
A Semana de Ogum em Rio Claro tem o apoio da Câmara Municipal, governo do estado de São Paulo, Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias e Proac São Paulo

Programação especial marca a Semana “Ogum e suas origens culturais – A cultura africana entre nós”, realizada a partir de segunda-feira (23) em Rio Claro. A abertura terá exposição e apresentação da banda Odoyá, a partir das 20 horas, no Casarão da Cultura.

“A cultura afrodescendente também deve ser valorizada, daí a importância da realização de eventos que promovem o regate desta cultura”, destaca Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

A programação segue até domingo (29) e inclui ainda visitação e roda de histórias com alunos do ensino fundamental, workshop de dança africana, apresentação do espetáculo Virado à Paulista, música, palestra sobre intolerância religiosa e racismo institucional e apresentação de grupos culturais de maculelê, umbigada, roda de capoeira e congada.

Todos os eventos têm entrada franca. Além do Casarão da Cultura, haverá atividades no Centro Cultural, Praça da Liberdade e Jardim Público. “Faz parte dos propósitos da semana discutir os direitos sociais, políticos, econômicos e culturais dos povos de matriz africana, além de propor formas de combate à violência contra a ancestralidade africana no Brasil e ao racismo institucional”, destaca Josiane Martins, assessora municipal de Direitos Raciais, da Diretoria de Políticas Especiais. A programação completa está disponível no site cultura.rc.sp.gov.br/ogumesuasorigens.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA