Prefeitura entrega no sábado Unidade de Saúde da Família do Santa Elisa

Será a primeira a ser inaugurada das seis USFs que tiveram obras paralisadas no governo anterior  

47
A USF do Santa Elisa atenderá 4.800 usuários previamente cadastrados, em consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, vacinas, medicações, consultas complementares e outros atendimentos

A prefeitura de Rio Claro entrega nesse sábado (24) às 9 horas a primeira das seis Unidades de Saúde da Família (USF) que ficaram com obras paralisadas até 2016. A unidade começará a atender o público do bairro Santa Elisa e região na segunda-feira (26). A Secretaria de Saúde já definiu a equipe médica e de enfermagem que fará o atendimento no local.
Como as outras cinco unidades, que em breve serão entregues, a USF “Dr. Acácio Jorge” teve as obras retomadas no ano passado quando o atual governo assumiu a prefeitura. É um grande avanço para moradores da região do Santa Elisa, que precisavam percorrer uma distância superior a cinco quilômetros para se deslocar até a UBS do Wenzel, o posto mais próximo do bairro.
A USF do Santa Elisa atenderá 4.800 usuários previamente cadastrados, em consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, vacinas, medicações, consultas complementares e outros atendimentos. Outra característica das unidades de saúde da família é ter equipe que realiza visitas domiciliares.
“É mais um compromisso com a população que estamos cumprindo, trazendo avanços à saúde”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O Programa Mais Saúde, que já proporcionou a abertura das farmácias aos finais de semana e feriados no município, bem como o atendimento de qualidade prestado no Espaço Mais Saúde, está ampliando em mais 30% o atendimento da rede de Atenção Básica com as seis novas Unidades de Saúde da Família”, acrescenta Juninho.
Com as obras físicas das novas USFs já concluídas e a compra de móveis e equipamentos em andamento, a Secretaria Municipal de Saúde prepara para breve as inaugurações das outras cinco USFs, que vão atender as regiões do Mãe Preta, Jardim Progresso, São Miguel, Jardim Brasília e Bela Vista.
O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, explica que as três últimas unidades a serem entregues estão em fase final do processo de territorialização, que é cadastramento das famílias que serão atendidas em cada unidade. Esse trabalho está sendo feito por agentes comunitários de Saúde em todas as casas desses bairros. O objetivo é organizar o atendimento e permitir que os profissionais das unidades de saúde da família façam melhor o acolhimento à comunidade.
“A conclusão e entrega à população dessas Unidades de Saúde da Família são fruto de uma gestão que luta pela ampliação do atendimento de qualidade na saúde em Rio Claro”, frisa o secretário Djair Francisco.
O presidente de Câmara Municipal, André Godoy, que assina junto com a vereadora Maria do Carmo Guilherme o projeto de lei nomeando a nova USF como “Dr. Acácio Jorge”, destaca o empenho do município em prol da saúde, com ações que beneficiam principalmente aqueles que mais necessitam. “Os avanços no setor deixam claro que Rio Claro está no caminho certo ao ampliar os investimentos no setor de saúde”, afirma.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA