Coluna Edmar Ferreira

62

Os grupos da Taça Libertadores de 2018 serão sorteados hoje à noite, na sede da Conmebol, no Paraguai. Os times classificados foram divididos em quatro potes, além dos que participarão das fases preliminares da competição.
Ao todo, serão oito brasileiros na Libertadores: Grêmio (atual campeão), Corinthians, Palmeiras, Santos e Flamengo (classificados pela colocação no Campeonato Brasileiro), Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil), Vasco da Gama e Chapecoense (classificados no Brasileirão, mas que disputarão a Pré-Libertadores).
Os clubes foram separados em quatro potes de acordo com um ranking elaborado pela Conmebol, que é baseado em três fatores: desempenho do time na Libertadores nos últimos 10 anos, coeficiente histórico baseado em todas as participações do clube na competição e o desempenho do time nas últimas dez edições do campeonato nacional.
Quatro brasileiros serão cabeças-de-chave e estão no pote 1 da competição: Grêmio, Corinthians, Santos e Cruzeiro. O Palmeiras está no pote 2 enquanto o Flamengo está no pote 3. Os outros dois brasileiros jogarão a segunda fase preliminar, onde o Vasco está no pote 1 e a Chapecoense no pote 2.
Pote 1 – River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Grêmio, Atlético Nacional (COL), Peñarol (URU), Santos, Cruzeiro e Corinthians
Pote 2 – Independiente (ARG), Estudiantes (ARG), Emelec (EQU), Palmeiras, Cerro Porteño (PAR), The Strongest (BOL), Bolívar (BOL) e Libertad (PAR)
Pote 3 – Universidad de Chile (CHI), Colo-Colo (CHI), Racing (ARG), Flamengo, Defensor (URU), Alianza Lima (PER), Millonarios (COL) e Real Garcilaso (PER)
Pote 4 – Atlético Tucumán (ARG), Deportivo Lara (VEN), Monagas (VEN), Delfín (EQU), Classificado da fase 2, Classificado da fase 2, Classificado da fase 2 e Classificado da fase 2
Pré-Libertadores – Fase 2: Pote 1 – Nacional (URU), Santa Fé (COL), Guaraní (PAR), Independiente del Valle (EQU), Jorge Wilstermann (BOL), Unión Española (CHI) ou Melgar (PER), Vasco da Gama e Junior Barranquilla (COL)
Pote 2 – Melgar (PER) ou Universidad Concepción (CHI), Chapecoense, Banfield (ARG), Santiago Wanderers (CHI), Carabobo (VEN), Classificado da fase 1, Classificado da fase 1 e Classificado da fase 1.
Pré-Libertadores – Fase 1: Pote 1 – Olimpia (PAR), Universitário (PER) e Deportivo Táchira (VEN) e Pote 2 – Montevideo Wanderers (URU), Oriente Petrolero (BOL) e Macará (EQU).
Corinthians vai ceder por empréstimo o goleiro Douglas, o lateral Moisés e o meia Marlone e mais uma quantia de R$ 5,8 milhões por 70% do lateral-esquerdo Juninho Capixaba.
O empresário Paulo Garcia lançou a sua candidatura à presidência do Corinthians. Ao lado de seus vices, Flávio Adauto e Emerson Piovesan, ele falou sobre suas propostas e garantiu que afastará o seu irmão e empresário de jogadores, Fernando Garcia, caso seja eleito. Garcia é dono da Kalunga, empresa que comercializa produtos de papelaria, material de escritórios e eletrônicos.
O atacante Luan rebateu as críticas recebidas por sua atuação pífia na final do Mundial de Clubes, contra o Real Madrid. O jogador do Grêmio disse que não liga para que o torcedor fala. “Minha cabeça está boa. Tentei ajudar meus companheiros, isso é o que importa”, afirmou. Luan não arriscou nenhuma finalização na derrota para o time espanhol por 1 a 0.
Número de chutes a gol dos times derrotados nas últimas cinco finais do Mundial de Clubes da Fifa: Raja Casablanca em 2013 (11), San Lorenzo em 2014 (9), River Plate em 2015 (9), Kashima Antlers em 2016 (11) e Grêmio este ano (1).
O meia Valdivia parece que está dando a volta por cima no futebol. O jogador do Colo-Colo foi campeão e eleito o melhor jogador do Campeonato Chileno. O ex-craque do Palmeiras recebeu 29 votos e superou seu companheiro de time, Jaime Valdés, que teve quatro votos a menos. Segundo a Revista Placar, a eleição foi realizada pelo jornal La Tercera. Puderam votar o capitão e o treinador dos 16 times participantes.
O Rio Claro FC apresentou mais dois reforços para a Série A-2. O primeiro deles é o lateral-esquerdo Acácio, de 24 anos, que veio do Operário/PR. O segundo é o volante Dionísio, de 29 anos, que estava no Barretos.
No sábado passado, o Rio Claro empatou seu jogo-treino contra o Desportivo Brasil por 2 a 2, gols de Medina e Júnior Mandacaru. Técnico Fahel Júnior escalou: Dheimisson; Hudson, Luanderson, Walter e Tsunami; Marcelo Godri, Acleisson e Rafael Tavares; Faísca, Gustavo Sapeka e Daniel Bueno. As informações são de Léo Mendes.
Curiosidade do dia: A faixa diagonal que existe na camisa do Vasco da Gama surgiu nos anos 30, quando seu técnico Ondino Vieira, um uruguaio que havia trabalhado no River Plate da Argentina, resolveu acabar com a tradicional camisa preta que o Vasco tinha e mudou para camisa branca com uma faixa igual a do River Plate. A estreia foi no dia 16/01/1938, numa partida em que o time carioca venceu o Bonsucesso por 4 a 1.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA