Rotay Internacional completa 133 anos

O Rotary Internacional comemora hoje 113 anos de fundação, firmando-se como a organização não governamental mais forte e influente do mundo, com representações em todos os países e ações que mudaram a vida de várias comunidades.
Uma das ações do Rotary Internacional influenciou na criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, o que deu ao clube o direito de ser a única instituição com assento permanente na ONU.

Quais são os objetivos do Rotay

O Rotary International é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social.

Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.
rotary (11)
O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando:
O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Sua missão é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.

Fundação
O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr – engenheiro de minas, Hiran Shorey – alfaiate, Silvester Schiele – comerciante de carvão. A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá.

Hoje em dia Rotary conta com 35.597 Clubs, 1.218.167 rotarianos, sendo 266.056 mulheres em 217 países.
No Brasil são 2.381 clubs, 53.814 rotarianos, sendo 13.897 mulheres em 38 distritos rotários.
Os programas da Fundação Rotária, as bolsas pró paz, intercambio de jovens, Rotaract, Interact, Rotakids e o fabuloso programa pólio-plus, sobejamente conhecido de todos, completa este mundo chamado Rotary.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *