Cirurgias de catarata começam em fevereiro no Espaço Mais Saúde

Mais de 600 consultas com oftalmologista foram agendadas no Espaço Mais Saúde  

2
No caso das consultas em oftalmologia, por exemplo, das 609 consultas agendadas, 474 foram realizadas porque 135 pacientes não compareceram no dia e horário marcados durante o período citado

A prefeitura de Rio Claro marcou para fevereiro as primeiras 70 cirurgias oftalmológicas no Espaço Mais Saúde. Serão atendidos pacientes que passaram por consultas e exames e que vão operar catarata. Os exames e as cirurgias são realizados no complexo médico-hospitalar, inaugurado em setembro. Entre esses pacientes alguns aguardavam na fila de espera do SUS desde 2013.
De 20 de setembro ao final de novembro foram agendadas 609 consultas com oftalmologista no Espaço Mais Saúde. “Além de iniciar as cirurgias oftalmológicas, em breve vamos começar o atendimento em outras especialidades”, comenta o secretário de Saúde, Djair Francisco, lembrando que na especialidade vascular a fila de espera por consultas e exames já foi zerada e que as cirurgias estão em andamento.
Entre todas as especialidades com demanda reprimida na rede municipal de saúde de Rio Claro, a de pacientes que aguardam por consulta com oftalmologista é a maior. No início do ano, eram mais de nove mil pacientes à espera de uma consulta.
O agendamento dos pacientes atendidos no Espaço Mais Saúde é feito pela Central de Regulação Ambulatorial do SUS (Sistema Único de Saúde) em Rio Claro, por telefone. Todos os procedimentos realizados no Espaço Mais Saúde são pagos com recursos do município com custos estabelecidos pela tabela oficial do SUS.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que é importante que os pacientes não faltem às consultas. Em média, três em cada dez pacientes agendados faltam à consulta, o que atrapalha o atendimento e tira lugar de quem está na fila de espera.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA