Estados Unidos: Cidade alemã é recriada em meio a montanhas e impulsiona o turismo

315
Então, que tal curtir um clima germânico em sua próxima viagem aos EUA?

E. Cortez
Que tal uma viagem para a Alemanha, ou mais especificamente, para os Alpes da Baviera, aproveitando uns dias de férias nos Estados Unidos? Sim, isso é possível: ir para a Europa sem tirar os pés dos EUA. Claro que de mentirinha… mas com um fundo de verdade. Transformar uma cidade em um destino temático inspirado na Baviera, região mais icônica da Alemanha, foi a estratégia da pequena Leavenworth para atrair turistas e reaquecer a economia local.
“Leavenworth era uma cidade que estava morrendo. Todo mundo se formava no Ensino Médio e ia embora. A gente precisava fazer alguma coisa pra salvar a cidade”, conta a aposentada Cindy Hassinger. “Os meus pais foram os primeiros. Eles tinham um hotel. E disseram: ‘vamos fazer uma fachada com temática alpina porque a gente vive nas montanhas’”.
Começou com o hotel, mas depois a cidade combinou: quem fosse reformar a fachada faria com motivos dos alpes alemães. A Universidade de Washington que comandou todo esse projeto. A prefeitura trocou as placas das ruas e ailuminação. Demorou mais de 30 anos, mas deu certo. “Hoje muita gente vem pra cá. As pessoas querem uma chance de sair da rotina: viajar pra outro país sem ter que pegar um avião”, conta Cindy. Ou viajar para dois países ao mesmo tempo, no caso de turistas estrangeiros. Pois é.
Localizada no estado de Washington, a 190 km de Seattle, a cidade cresceu no começo do século passado, com a instalação de uma linha férrea que passava por ali. Quando a ferrovia foi deslocada para outra região, Leavenworth entrou em declínio e virou quase uma cidade fantasma. Até que na década de 1960 surgiu a idéia de criar ali um típico vilarejo alemão, cuja inspiração foi principalmente a paisagem natural que cerca a cidade – montanhas com picos nevados semelhantes aos Alpes.
A partir disso, o centro de Leavenworth ganhou cara nova, com charmosas construções em estilo enxaimel e floreiras nas janelas e sacadas, além de restaurantes de comida típica, cervejarias artesanais, adegas, chocolaterias e lojas temáticas. E não foi só isso: vários festivais de inspiração alemã foram criados na cidade, entre eles o Icefest, o Maifest, o Festival de Natal (quando toda a cidade fica decorada com luzinhas natalinas) e até mesmo a Oktoberfest.
O novo tema de Leavenworth deu muito certo: a cidade recebe cerca de um milhão de turistas todos os anos, misturando o charme da Baviera com uma estrutura completa para o visitante. Todos os dias há algum tipo de concerto ou apresentação ao ar livre.
Existe também uma série de atrativos na natureza, incluindo esportes de aventura. Leavenworth fica aos pés da cadeia de montanhas Cascade, uma linda área com rios e florestas. Algumas das atividades que podem ser feitas ali são escaladas, ciclismo, trilhas, rafting e, no inverno, esqui, passeios de trenó e muito mais.

ESTADOS UN IDOS (1) ESTADOS UN IDOS (2) ESTADOS UN IDOS (4)

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA