Revitalização Paisagística no jardim externo e interno da Prefeitura Municipal De Corumbataí-SP

O paisagismo, decorrente de flores e plantas em gerais, em residências, prédios públicos dentre outros lugares, têm sido muito importante, pois além de fornecer um visual com vivacidade, possibilita a sensação de leveza e pureza, deixando o ambiente mais agradável e confortável.

269
Reaproveitamento das Pedras e limpeza de canteiros

Assim componentes vegetativos contribuem para o caráter estético de casas e estabelecimentos, desempenhando papel fundamental na purificação do ar, principalmente no que concerne a presença de árvores, que fornecem sombra e contribuem para amenização da poluição atmosférica.
Nos últimos anos diferentes técnicas foram desenvolvidas, para trazer o verde para perto das pessoas, principalmente em suas casas e trabalho, e isso graças ao Paisagismo, ser uma técnica que mistura cores, texturas e formas de plantas, através de jardins internos, jardins externos, jardins verticais, canteiros, entre outros.
Pensando na valorização do verde no meio urbano, o grupo UNEAMB, realizou uma revitalização gratuita na Prefeitura Municipal de Corumbataí – SP, em seu jardim externo no prédio principal e nos canteiros de flores interno no segundo andar do prédio. Essa prática de revitalização foi realizada por ambientalistas que utilizaram como materiais, cascas de árvores, cascas de serragens de madeira e pedras coletadas.
As etapas da revitalização foram: capinação do mato local, lavagem e secamento das pedras existentes, poda das espécies de arbustos existentes junto ao jardim externo, no andar superior, limpeza dos canteiros irrigando a terra e adubação para o plantio de novas espécies. Além disso, foram contempladas dentro das atividades, a limpeza dos postes de iluminação, pintura das pilastras principais da Prefeitura e adubação e serragens nos vasos de plantas que se encontravam na área externa de entrada.
O prefeito de Corumbataí, Leandro Martinez, relata que foi uma honra receber esta revitalização gratuita, que deixando o prédio mais agradável, que fará o possível, pela manutenção e preservação e juntamente a equipe de funcionários, planejarem outros projetos, para que outros locais da cidade recebam essas ações paisagísticas.
Portanto, ações como esta, acarretam impactos positivos a estética dos lugares, como também conciliam a relação homem/natureza, consolidam espaços tanto agradáveis (sensação de estar próximo a natureza), e revelam a importância do reaproveitamento de materiais da própria natureza para a decoração.

 

Limpeza do Jardim Externo, defronte ao Paço Municipal
Limpeza do Jardim Externo, defronte ao Paço Municipal
Lavagem das Pedras reutilizáveis para o Jardim
Lavagem das Pedras reutilizáveis para o Jardim
 Reaproveitamento das Cascas de Pinos para decoração do Jardim
Reaproveitamento das Cascas de Pinos para decoração do Jardim
Fachada lateral do Jardim Florido defronte ao Paço Municipal de Corumbataí
Fachada lateral do Jardim Florido defronte ao Paço Municipal de Corumbataí
Cantoneira do Jardim Superior com as Flores Vinca.
Cantoneira do Jardim Superior com as Flores Vinca.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA