UM COACH PARA ÁGUIAS

213

As empresas não são as paredes, mas sim as pessoas que as administram, que estão lá no dia a dia fazendo as coisas acontecerem.
Até aqui nada de anormal, afinal você e eu já ouvimos esta frase inúmeras vezes. O problema é que as pessoas que formam as empresas são muito diferentes uma das outras, e, saber como integrá-las tem sido o grande, senão o maior, desafio das organizações no mundo todo.
Aí na sua empresa, as pessoas que formam um grande time – seja na quantidade ou na qualidade, não são todas iguais e apesar de vários especialistas afirmarem que isto é o que dá o “sabor”, para muitas organizações este sabor não é nada agradável.
Você certamente já ouviu falar na águia, uma ave de rapina que alça voos altos, tem uma visão aguçada e panorâmica do ambiente e é uma caçadora das mais bem sucedidas na natureza.
Como um animal de características marcantes, muitas nações adotam a águia como símbolo, uma vez que ela representa a força, predominância, autoridade e beleza.
Nas empresas existem os profissionais águias. Normalmente são profissionais muito competitivos e que buscam ser a referência em todas as suas atividades. Além disso, são determinadas, às vezes a ponto de queimar etapas importantes para chegar ao seu objetivo. Mas não é só isso.
Os águias representam também todos aqueles que estão iniciando suas carreiras, o início de sua vida profissional, aqueles que acabaram de sair da universidade e por isso mesmo precisam mostrar ao grupo, e muitas vezes a si mesmos, que possuem competência e valor.
Para estes, as primeiras decisões são difíceis de serem tomadas, pois a insegurança é parte do seu dia a dia – há uma grande preocupação em não errar.
O choque entre a carteira escolar e a mesa de escritório ou o ambiente da fábrica traz momentos de muita preocupação. Alçar o primeiro voo não uma tarefa das mais fáceis de serem cumpridas, existe a preocupação pela altura do “penhasco”.
Pela minha experiência de muitos anos convivendo com inúmeros profissionais, posso afirmar com muita convicção que, independente da característica do “profissional águia” é certo que ele necessita de apoio e de acompanhamento.
O coach é alguém que auxilia tanto a empresa quanto o profissional a entender melhor os processos de transformação interna e aqueles que acontecem na carreira do profissional.
Levar a compreensão de suas limitações e de seu potencial é uma das contribuições mais importantes que o coach oferece ao profissional, seja qual for o momento que ele atravesse na carreira.
As empresas esperam contar com profissionais que ofereçam estabilidade aos processos e na condução de suas atividades. É nesse ponto que o processo de coaching se torna ainda mais importante.
Afinal, equilibrar razão e emoção, instinto e técnica é o que faz o sucesso “das águias”.
Até…
Prof. Moacir Martins Junior Conferencista e Consultor empresarial. Autor do livro Labor e Divagações.
Envie suas sugestões de temas para o prof. Moacir. Para contatos e esclarecimentos: moa@prof-moacir.com.br Viste também: www.prof-moacir.com.br

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA