Estados Unidos – curiosidade: Um passeio por Tupelo, a cidade do Mississippi onde Elvis Presley nasceu

591
Após passar pela bucólica cadeira de balanço na entrada, o visitante pode fazer um tour por dentro da casa de dois cômodos

E. Cortez

As pequenas cidades norte-americanas sempre causam interesse. Povo hospitaleiro, ritmo mais tranquilo e receptivo do que nas grandes metrópoles, e dependendo da região, boa gastronomia. Tupelo, no Mississippi, reúne todas essas características, com uma vantagem adicional: a cidade é o berço de Elvis Presley, o rei do rock, uma das principais figuras da história cultural moderna.
Enquanto Graceland, em Memphis, no Tennessee, é ponto de peregrinação por ter sido a residência oficial do cantor até sua morte, Tupelo representa a origem de toda a história de sua vida: foi aqui que o astro nasceu e viveu até os 13 anos. E a cidade se orgulha disso.
Com uma população de menos de 40 mil habitantes, é um local extremamente acolhedor e conta com a presença de parte das principais redes de hotéis dos Estados Unidos. O “marco zero” de Tupelo é o Fairpark, em Downtown, onde fica o prédio da prefeitura e também uma estátua em homenagem a Elvis Presley. Foi aqui que o cantor fez um grande show em 1956, quando retornou à sua cidade natal.
Ainda nesta grande praça, há fontes, uma série de painéis contando a história da cidade e sua relação com a trajetória de Elvis Presley e também um banco onde o astro sentou-se.
A principal atração de Tupelo fica a algumas quadras de Downtown. Trata-se do Elvis Presley Birthplace, a casa onde o rei do rock nasceu, em 8 de janeiro de 1935. Foi nesta humilde residência de apenas dois cômodos que ele veio ao mundo, junto com seu irmão gêmeo natimorto. Elvis viveu nesta casa durante seus primeiros anos de vida. A residência encontra-se no mesmo local onde foi construída e foi reconstituída para ficar exatamente do mesmo jeito que era quando ele nasceu.
Após passar pela bucólica cadeira de balanço na entrada, o visitante pode fazer um tour por dentro da casa de dois cômodos, guiado por simpáticas senhoras.
Ao lado da casa, fica um interessante museu que conta a história de Elvis, focando em sua relação com Tupelo. É possível ver diversos artefatos relacionados ao cantor, além de assistir a um filme que recria seu nascimento e sua infância na cidade. Elvis viveu em Tupelo até os 13 anos, quando mudou-se com sua família para Memphis.
Outra atração do local é a Walk of Life, trilha com fontes e placas que lembram fatos e datas marcantes da vida de Elvis. Ao fim da trilha, o visitante depara-se com uma estátua representando o jovem Elvis, então com 13 anos, despedindo-se de Tupelo, rumo a Memphis segurando uma guitarra.
Na cidade está também uma réplica do carro no qual a família Presley partiu de Tupelo para Memphis, em 1948. E como não poderia deixar de ser, junto ao museu há uma loja vendendo diversos itens relacionados ao rei do rock.
Muitos dos itens expostos no museu, assim como a recriação dos ambientes que Elvis frequentou, foram possíveis graças à contribuição de amigos de infância do cantor, sendo que muitos vivem até hoje em Tupelo.
Outra atração imperdível em Tupelo é o Johnnie’s Drive In. Trata-se de uma lanchonete bem simples, pequena e antiga, onde o astro costumava comer quando era criança. Seus pratos prediletos? Cheeseburger e um sanduíche de banana e manteiga de amendoim, que existem no cardápio até hoje. Os preços são muito baratos e a sensação que se tem é de estar em um daqueles “road movies” que se passam em algum lugar dos anos 60. Imperdível! E a comida é deliciosa.
É impressionante como uma pequena cidade às vezes pode nos reservar mais surpresas do que muita metrópole. Tupelo é assim. Encravada em uma das regiões mais rurais e tradicionais dos Estados Unidos, conta com atrações imperdíveis, não importa se você gosta ou não das músicas de Elvis Presley. Ainda há outras atrações, como o Museu do Automóvel.

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA