Visita dos alunos do Colégio Coc de Rio Claro ao Parque Estadual de Vassununga

419
Entrada do Parque Estadual de Vassununga

Os Parques Estaduais, catalogados como unidades de conservação ambiental, guardam em sua área, características de preservação e conservação da flora e da fauna, recursos hídricos, geológicos, belezas naturais, culturais, e contribuem com o equilíbrio ambiental, assim faz-se necessário sua valorização e apreciação.
Nesses parques ocorrem visitações turísticas e escolares. No Colégio COC, do município de Rio Claro, foi realizada uma visita escolar de alunos de diferentes faixas etárias e séries, ao Parque de Vassununga no município de Santa Rita do Passa Quatro-SP. Esta visita foi uma premiação aos alunos que participaram de trabalhos de campo ambientais, em conjunto com projetos sociais do município. Esses trabalhos envolveram exposições, conscientização e ações sobre o tema: Preservação e Recuperação da Cobertura Vegetal, de matas ciliares, de cursos de água, em diferentes locais do município. Essa atividade foi organizada por gestores, professores do Colégio COC e membros da Uneamb – Universo da Educação Ambiental, formada por pesquisadores voluntários da UNESP de Rio Claro – SP.
O Parque de Vassununga é um dos últimos remanescentes do bioma Mata Atlântica, onde se destaca a Floresta Latifoliada Tropical Semidecídua, e também o bioma do Cerrado. Apresenta uma bela paisagem florestal, com enormes exemplares de jequitibás-rosa, e concentra uma variedade de flora e diversidade de fauna.
Os alunos tiveram uma aula expositiva, no centro de visitantes do parque, onde foi mencionada a história do parque, a partir de terras que pertenciam a antiga Usina Açucareira de Vassununga; a importância da preservação dos jequitibás-rosas e dos animais silvestres. O Governo do Estado de São Paulo, elevou o lugar como categoria de Parque, devido sua biodiversidade, potencial histórico, cultural e turístico. Os monitores do parque, guiaram e acompanharam os alunos em trilhas ecológicas, onde estas puderam conhecer, além das espécies de jequitibás históricas, outras espécies de vegetação características da região, fazendo-se observações de aves, e outros animais que se encontravam durante a caminhada.
Além disso, foram abordados temas no concerne a técnicas de manejo adequadas no parque, a importância de reflorestar, cuidar dos recursos hídricos, preservar as espécies vegetais e animais, mas principalmente a importância de ampliação de investimentos do governo em politicas de conservação e fiscalização ambiental.
Portanto, com a visita escolar ao Parque de Vassununga, a partir do contato com elementos da natureza, os alunos puderem aprender sobre temas ambientais além da sala de aula, através também da pesquisa prática.

Palestra com o Gestor do Parque Estadual de Vassununga - Fabricio Pinheiro da Cunha
Palestra com o Gestor do Parque Estadual de Vassununga – Fabricio Pinheiro da Cunha
Crianças apreciando as belezas naturais do Parque de Vassununga
Crianças apreciando as belezas naturais do Parque de Vassununga
 Alunos e Professores reunidos nas dependências do Parque Estadual de Vassununga em Santa Rita do Passa Quatro-SP
Alunos e Professores reunidos nas dependências do Parque Estadual de Vassununga em Santa Rita do Passa Quatro-SP
Alunos do Colégio COC Professores em frente ao Jequitibá-Rosa de 50 metros de altura
Alunos do Colégio COC Professores em frente ao Jequitibá-Rosa de 50 metros de altura
 Bate Papo com os alunos na entrada do Parque de Vassununga
Bate Papo com os alunos na entrada do Parque de Vassununga

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA