Coluna Edmar Ferreira

349

Mesmo com uma sequência de quatro jogos sem vitória, o Corinthians tem 74% de chances de ser o campeão brasileiro. A projeção é do Soccer Power Index (SPI). O Palmeiras, que empatou com o Cruzeiro por 2 a 2 e é vice-líder, tem apenas 16%. Na 30ª rodada, o Verdão tinha 15%, ou seja, aumentou em apenas 1%.
O Santos, que perdeu o clássico para o São Paulo por 2 a 1, sábado no Pacaembu, tem 5% de chance. O Grêmio, que está focado na semifinal da Taça Libertadores da América, soma 1%.
Na coletiva de imprensa, Mano Menezes falou exatamente o que eu disse na Rádio Educadora de Limeira antes do jogo Palmeiras e Cruzeiro.
“Eu peguei algumas declarações de vocês (da imprensa) em programas esportivos e mostrei para os jogadores. A maioria dos programas, parecia que o Palmeiras ia jogar contra ninguém. Não parecia que ia jogar contra o Cruzeiro. Parecia que ele ia jogar sozinho e que o jogo já estava resolvido. A diferença ia diminuir para três pontos (para o líder Corinthians) e domingo ia se decidir o campeonato. Não é assim. Tem que respeitar. O Cruzeiro é campeão da Copa do Brasil e está fazendo um Campeonato Brasileiro de respeito. Nessas horas, a gente usa o veneno que o pessoal destila contra a gente, a nosso favor”. Perfeito!
O único fator positivo que eu vi no empate do Palmeiras foi a atuação do Borja. A mudança de comando está fazendo bem ao colombiano. Marcou dois gols e aumentou sua confiança. O segundo foi um golaço. É uma peça que o torcedor não contava mais nesta reta de chegada de temporada. O grande problema do Verdão foi ter perdido o Willian Bigode. Estava em uma fase espetacular.
Técnico Alberto Valentim poderá ter o retorno de dois importantes jogadores no clássico contra o Corinthians, domingo no Itaquerão. O zagueiro Mina pode aparecer no time titular no lugar de Juninho. O colombiano não joga desde o dia 9 de agosto, quando sofreu uma fratura no pé esquerdo contra o Barcelona de Guaiaquil, pela Libertadores. Já o volante Bruno Henrique, ex-Timão, volta de suspensão.
Andrés Sanchez será candidato à presidência do Corinthians. O limeirense, atual deputado federal pelo PT, vai concorrer ao pleito contra Antônio Roque Citadini, Romeu Tuma Júnior e Osmar Stábile.
Torcida do Santos não vê a hora da saída de Lucas Lima. Foi criado inclusive um evento no Facebook para 31 de dezembro denominado “Comemorar a saída do enceradeira do Santos F.C”. É exatamente o dia que encerra seu contrato com o Peixe. A campanha já atraiu milhares de torcedores.
A torcida santista anda irritada com os rumores da transferência de Lucas Lima para o Palmeiras em 2018. Vale lembrar que após o empate por 1 a 1 com o Sport, na Ilha do Retiro, o muro da Vila Belmiro foi pichado com a frase: “Fora, Lucas Lima”.
Boa notícia na reapresentação do Flamengo. Recuperado de um tumor no testículo, o meia Ederson voltou aos trabalhos e fez um treino físico. Ainda não há prazo definido para o seu retorno às atividades em campo com os demais companheiros.
Zagueiro Felipe Santana não faz parte dos planos do Atlético/MG para 2018. O rio-clarense chegou em Belo Horizonte no inicio da temporada, assinou contrato de dois anos com o Galo, mas não conseguiu mostrar o futebol que o fez ser jogador do Borussia Dortmund, da Alemanha. O equatoriano Erazo é outro que será dispensado.
Grêmio vai carimbar hoje o seu passaporte para a final da Taça Libertadores da América. Após vencer o jogo de ida por 3 a 0, em Guayaquil, o time gaúcho recebe o Barcelona em sua arena, às 21h45. Mas Renato Gaúcho quer seu time ligado. Nada de relaxamento.
Paolo Guerrero está fora do Fla-Flu que apontará um dos semifinalistas da Copa Sul-Americana. O jogo acontece hoje, às 21h45, no Maracanã. O atacante não se recuperou das dores na coxa esquerda, sentidas durante o primeiro tempo da goleada por 4 a 1 sobre o Bahia, no último dia 19, na Ilha do Urubu. Lucas Paquetá seguirá como titular. No primeiro jogo, o Mengão venceu por 1 a 0, gol de Everton.
Chapecoense repassará novos valores aos familiares das vítimas da tragédia que matou 71 pessoas em novembro de 2016, na Colômbia. O montante é resultado da cota de participação da equipe catarinense na Copa Suruga, realizada em agosto. De acordo com o comunicado do clube, a premiação para o segundo colocado foi 1,3 milhão de reais.
O técnico Bernardinho admitiu que está disposto a concorrer ao cargo de governador do Rio de Janeiro. Segundo o Lance, durante um evento em São Paulo promovido pela Endeavor, uma organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores, o bicampeão olímpico mostrou interesse em encarar o desafio na política.
Roger Federer derrotou o argentino Juan Martín del Potro e conquistou pela oitava vez o ATP 500 da Basileia. Vitória por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (5/7), 6/4 e 6/3. Com o triunfo, Federer tornou-se o tenista mais vitorioso da temporada até agora. Ele chegou ao sétimo título no ano, superando Rafael Nadal, que tem seis.
Rafael Nadal ainda lidera o ranking da ATP, agora com uma diferença pouco menor de 1.500 pontos. Essa briga poderá esquentar na próxima semana, quando ambos disputarão o último Masters 1000 do ano, em Paris, na França. No geral, o suíço alcançou o seu 95.º título da carreira. Assim, superou o checo Ivan Lendl. Agora Federer só está atrás do norte-americano Jimmy Connors, recordista com 109 conquistas na carreira.
Curiosidade do dia: Foi no ano de 1900 que o futebol passou a figurar entre os esportes olímpicos.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA