Coluna Edmar Ferreira

360

É incrível como os jogadores do Palmeiras abraçaram Alberto Valentim. O treinador virou unanimidade no clube após a demissão de Cuca. Pela terceira vez ele repetiu a escalação do Verdão e pela terceira vez saiu com a vitória. A única exceção foi Borja no lugar do lesionado Willian Bigode.
Importante vitória do São Paulo diante do Flamengo. Foi o chamado jogo crucial para as pretensões do Tricolor, que se distanciou da zona de rebaixamento. O resultado também confirma o bom desempenho dos comandados de Dorival Junior em casa. Como mandante, o São Paulo chega aos 29 pontos ganhos em 15 jogos disputados.
O problema do São Paulo é quando ele precisa jogar fora de seus domínios. Como visitante, o time é o penúltimo colocado em aproveitamento, somando apenas oito pontos em 15 partidas. Foram apenas duas vitórias, dois empates e 11 derrotas. No próximo sábado tem o clássico contra o Santos.
Diante de seu pior público no Brasileirão (4.200 pagantes), o Santos deu um passo para afastar a turbulência que viveu durante a semana. Mas venceu apertado o lanterna Atlético/GO por 1 a 0, gol de Ricardo Oliveira. Com protestos da torcida, o Peixe encerrou a série de três empates seguidos. Com 53 pontos, time de Levir Culpi é o 3º colocado.
O Grêmio já está em Guayaquil, palco da partida contra o Barcelona, amanhã pelas semifinais da Taça Libertadores da América. Foram sete horas de voo. A delegação gaúcha viajou logo após a derrota para o Palmeiras por 3 a 1, em casa, pelo Brasileirão. O curioso é que os torcedores gremistas que viajaram juntos para o Equador receberam uma orientação para não assediar os atletas.
O atacante Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo. O português recebeu o troféu das mãos de Diego Maradona e Ronaldo Fenômeno. É a quinta vez que o jogador do Real Madrid é agraciado pela Fifa. Os outros prêmios foram em 2008, 2013, 2014 e 2016. CR7 superou Messi e Neymar nesta temporada.
Agora o craque português está empatado com Lionel Messi, do Barcelona. Ambos têm cinco conquistas cada um. Neymar não venceu vez alguma. CR7 conquistou com o Real Madrid os títulos da Uefa Champions League, do Campeonato Espanhol, da Supercopa da Espanha, da Supercopa da Europa e do Mundial de Clubes. Foi ainda o artilheiro da Liga dos Campeões, com 12 gols. No total, marcou 42 gols em 46 jogos, média de 0,91.
Entre as melhores, a holandesa Lieke Martens, de 24 anos, ganhou como melhor jogadora. Ela disputou a última temporada pelo Rosengard, da Suécia.
A seleção do mundo contou com três brasileiros e ficou assim: Buffon; Daniel Alves, Sérgio Ramos, Bonucci e Marcelo; Kroos, Modric e Andrés Iniesta; Lionel Messi, Cristiano e Neymar.
Zinedine Zidane confirmou o favoritismo e foi eleito o melhor treinador. O francês do Real Madrid conquistou o bicampeonato da Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol. Desta forma, superou Massimiliano Allegre (Juventus) e Antonio Conte (Chelsea). Já Sarina Wiegman foi eleita a melhor no feminino. Ela levou a Holanda ao título da Eurocopa nesta temporada.
O Gol Puskás foi para o atacante francês Olivier Giroud, do Arsenal. Como se fosse um “escorpião”, marcou um golaço na partida contra o Crystal Palace.
A cerimônia lembrou os momentos mais emocionantes do futebol mundial. Entre eles o drama do técnico Abel Braga, do Fluminense, que perdeu seu filho de apenas 20 anos. A fanática torcida do Celtic foi reconhecida e premiada pela Fifa como a melhor da última temporada. Foi a primeira vez que a entidade concede tal honraria.
Francis Koné, jogador do Slovacko, da República Tcheca, que ajudou o goleiro adversário, Berkovec, em uma convulsão, é homenageado pela Fifa com o prêmio Fair Play da temporada. Pelé, que completou 77 anos ontem, também foi homenageado.
Dois jogos abrem hoje a 32ª rodada da Série B do Brasileiro: 19h15 – Juventude x Náutico e 21h30 – Paraná Clube x Vila Nova. Na sexta-feira: 19h15 – Figueirense x CRB, 20h30 – Oeste x Brasil e 21h30 – Paysandu x Criciúma. Já no sábado: 16h30 – Boa Esporte x América-MG; 17h30 – ABC x Londrina, Santa Cruz x Luverdense e Internacional x Ceará e às 19h – Goiás x Guarani.
A classificação está assim: 1) Internacional 61, 2) América-MG 56, 3) Ceará 55, 4) Paraná Clube 53, 5) Vila Nova 51, 6) Oeste 49, 7) Londrina 46, 8) Juventude 45, 9) Criciúma 42, 10) Goiás 41, 11) Brasil e Boa Esporte 39, 13) Paysandu, Guarani e CRB 38, 16) Figueirense 36, 17) Luverdense 35, 18) Santa Cruz 31, 19) Náutico 27 e 20) ABC 25.
Com 291 votos, Mbappé, de apenas 18 anos, foi escolhido o “Golden Boy” de 2017, em eleição realizada pelo jornal italiano Tuttosport. A votação é feita para definir qual é o melhor jogador sub-21 em atividade na Europa. O atacante do PSG superou o brasileiro Gabriel Jesus, que ficou na terceira posição e Dembélé, do Barcelona, que ficou em segundo.
Haja coração esta noite, na abertura das semifinais da Taça Libertadores da América. O River Plate recebe o Lanús no Monumental de Nuñes. E o brasileiro Sandro Meira Ricci será o primeiro árbitro de vídeo da história da competição. O River vem de uma classificação épica contra o Jorge Wilstermann, com um show de Ignácio Scocco.
Curiosidade do dia: O jogador do São Paulo que mais gols marcou numa só partida foi o argentino Sastre, no dia 4 de agosto de 1943, quando o Tricolor goleou a Portuguesa Santista por 9 a 0. Neste jogo ele marcou 6 gols.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA