EVANGELHO DE MATEUS (21, 33-43)

98

Ana Lucia Missaglia Guarnieri
Outubro, mês das Missões, e, com a permissão do “Diário do Rio Claro”, agradeço a Deus pela vida do Sr. Délio Evangelista, Diácono Permanente e Vicentino, que, no Próximo Dia do Professor – 15/10/2017—completará 91 anos de idade. Além de ter recebido título de Cidadão Rio-clarense pela Câmara Municipal (07/06/2011)foi homenageado com a publicação do livro, ”Graças Divinas, a Vida de Délio Evangelista”(pentecostes, 2016) em que se lê a apreciação de Du Altimari, Prefeito de Rio Claro:”O diácono Délio Evangelista resume com precisão o sentido dessa expressão: homem do bem(…) levando conforto aos necessitados e enfermos, calma, paciência e tolerância aos exaltados, e a oração como um antídoto dos males que afetam a humanidade.”(página 71). De fato, sr. Délio correu pela Igreja, celebrando casamentos, bodas de prata e bodas de ouro, batizando, dando conforto às famílias ao celebrar as exéquias, favorecendo a participação da mulher na Igreja. Ao Diácono Délio Evangelista, em quem transparecem as virtudes cristãs, a espiritualidade e a fidelidade a Cristo,o divisor da História, em Antes e Depois do Seu Nome, nossos cumprimentos pelos seus 91 anos e ação de graças por sua vida, rica de bênçãos a nós todos.
*******************************************
No Evangelho de Mateus (21, 33-43) o Senhor, através da parábola dos vinhateiros, contratados a administrar a sua propriedade, tornando-se torturadores de seus enviados, no tempo da colheita, e terminando por matar o filho do próprio dono, Ele mesmo nos confere o resultado final da Sua Palavra:– “Eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”..”Palavra da Salvação”. (Domingo, 08/10/2017)
********************************************
Depois que o Brasil deu um TILT (ano passado) em que quase 200 mil pessoas marcharam, até Brasília, em defesa das Reformas Trabalhistas, da Previdência e pela saída de Temer, terminando com dezenas de feridos e com a convocação do Presidente de 1300 integrantes do Exército e de 200 fuzileiros navais para “garantia da lei da ordem”, do fundo épico, surgiu essa “pérola”: Quando alguém pedir por intervenção militar, dê essa moeda a ele e diga: “Valar lerunslivro”.
*********************************************
Em carta de 23 ganhadores do Prêmio Nobel, Temer é citado como responsável pelo corte de 44% do Orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e Jairo Bolsonaro, deputado federal e pré-candidato à Presidência da República, declarou: “Tenho 5 filhos. Foram 4 homens, a 5a eu dei uma fraquejada e veio mulher”. Se eleito, vou acabar com a reserva de índios e com os quilombolas que estes negros nem para procriar servem (o de menos peso=7 arrobas, é como gado). ( Cultura, 5/10/2017).
– ***********************************************
O linguajar expresso acima pelo pré-candidato à Presidência não só é de baixíssima cultura para representantes do povo, mas repercute como lixo na ação humana que só pode ganhar recompensa plena no Evangelho de Mateus (21, 33-45).
Paul Joseph Gobels, que foi o ministro de propaganda de Adolf Hitler, na Alemanha Nazista, exercendo severo controle sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação, acertou na receita comunista estapafúrdia “que pega”, quando escreveu: “De tanto se repetir uma mentira ela acaba transformando-se em verdade”. Devidamente transposto para a análise transacional do cidadão, as consequências (não virtuais) no Brasil, ganharam até fama com a arte intemporal de Adoniran Barbosa:” De tanto levar frechada do teu olhar/(…)meu peito parece(…) táubua de tiro ao alvaro”(1960)…
E nós já estamos no período da pós-Verdade. O Apocalipse é o Script que Deus deixou para conferir-se o Poder da Sua Profecia sobre o grau de degradação a que chega a humanidade sem Ele!!!
Surgem até filósofos de última hora que “se encaixam” à época materialista do pós-verdade e inventam fábulas a respeito do que não conhecem, confundindo os que não dão alegria à comunidade, como o homenageado diácono Délio Evangelista. Gabam por não pertencer a Deus e, sem estudo algum sobre Teologia, querem investigar sobre a Verdade, perdendo parâmetros entre religião, crença, fé e ciência, filiando-se ao fundamentalismo religioso como sinal visível da sua decadência extrema. Com certeza, mesmo através da inteligência, jamais poderão criar sequer uma folha, quanto mais seu próprio corpo e seu sustento, e nunca, seu espírito, que mal sabem de onde veio e aonde vai!!!
Michelangelo, fascinado com a recriação de Moisés, na pedra, lhe ordena:– “Fala”! e aparentemente a arte não correspondeu à magnitude de seu gênio, contribuindo à consciência do si mesmo. Verdi captou a beleza eterna de Maria: “LA DONNA È MOBILE/QUAL PIUMA AL VENTO/MUTA D’ACCENTO E DI PENSIERO”: é o milagre feminino cantado por um eleito.
Se o materialismo é visto por suas ações maldosas, o Evangelho de Mateus dá o saldo positivo:”o reino de Deus será entregue a um povo que produzirá frutos”. Como os lixeiros que todos os dias levam o lixo das portas das casas o povo eleito virá do CORDEIRO DE DEUS, que tira o pecado(lixo)do mundo.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA