Passeio ciclístico terá testes rápidos de DST e aferição de pressão

Estrutura da Secretaria de Saúde durante “Bike Livre” ficará montada na Avenida Kennedy

163
Os testes poderão ser feitos a partir das 8 horas do domingo, horário marcado para o início do evento na Avenida Presidente Kennedy

No próximo domingo, dia 8, participantes e público do passeio ciclístico “Bike Livre”, em Rio Claro, poderão medir a pressão arterial e também fazer testes rápidos de HIV. Profissionais do Sepa (Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para DST/Aids) estarão em uma unidade móvel especialmente preparada para realizar os testes de HIV, hepatite e sífilis.
O laboratório móvel foi adaptado em uma van para serem realizados exames rápidos de doenças sexualmente transmissíveis. Os testes poderão ser feitos a partir das 8 horas do domingo, horário marcado para o início do evento na Avenida Presidente Kennedy. No local, profissionais da Secretaria de Saúde de Rio Claro também vão aferir pressão arterial.
Sífilis, HIV e hepatite podem ser detectadas em menos de 15 minutos. Inicialmente é feita uma limpeza no dedo com álcool. Ao se pressionar a ponta do dedo, é feito um pequeno furo para coletar o sangue, que é colocado com reagente em um recipiente.
Vale lembrar ainda que durante a realização do “Bike Livre”, a rede municipal de urgência e emergência estará funcionando normalmente, por meio das Unidades de Pronto Atendimento da Avenida 29 e do Cervezão, do Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado pelo telefone 192.
O evento “Bike Livre” é uma parceria da EPTV com a Prefeitura de Rio Claro, que envolverá as secretarias municipais dos Esportes e Turismo (Setur), Segurança e Saúde. O evento tem patrocínio do Mercado da Qualidade e Contatto Materiais para Construção.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA