NOSSA SENHORA APARECIDA

67

Ana Lucia Missaglia Guarnieri
Primeira pesca milagrosa: Jesus, no barco de Pedro, lhe ordena: “- Lançai vossas redes à pesca” (Lc. 5, 4) ao que Pedro respondeu: “Senhor, tendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; porém, sobre a tua palavra, lançamos as redes”. Em seguida, “apanharam uma grande quantidade de peixes e as redes rompiam-se”.(Lucas, 5, 5)
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
“Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria, pedindo ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até ao Porto Itaguaçu. Já estavam desanimados, quando João Alves jogou a rede novamente e em vez de peixes apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça. Ao lançar a rede de novo apanhou a cabeça e quando recuperaram a imagem ao jogar a rede, em seguida, apanharam tantos peixes que o volume ameaçava afundar as embarcações”. (Dados colhidos de extensa biografia e de arquivos compilados de 1717, ano da aparição, até hoje).
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
No relato dos textos históricos citados acima, em preparação à novena de Nossa Senhora Aparecida, ressalta-se, em primeira mão, a necessidade em busca do alimento ao corpo: a pesca, seguida da ação milagrosa dAquele que conhece e cria as leis do universo em abundância para todos. A sua manifestação, pela busca dos apóstolos Pedro, Tiago e João, no mar da Galiléia, é a mesma aos pescadores Domingos, João e Filipe, no rio Paraíba do Sul do Brasil, através da pequena imagem de terracota, autoria atribuída ao Frei Agostinho de Jesus, em seu dom artístico de reter Maria, por estudo de obras comparadas, e jogada ao rio ( como era costume no período colonial) por ter sido quebrada.
Em respeito ao sinal das incontáveis graças, agora em seus 300 anos – 12/10/1717–12/10/2017 – abertas aos brasileiros e a outras nações, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e, em 2012, se tornou patrimônio do Estado de São Paulo.
Em maio de 1978, um atentado de um evangélico reduziu em quase 200 fragmentos a imagem que foi totalmente restaurada no MASP pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni, além de outras violências registradas contra réplicas da imagem. – Por quê?
Deus não só aceitou a arte de Frei Agostinho, mas atendeu aos pescadores que haviam pedido pela intercessão de Nossa Senhora – que ainda não era a Aparecida – para obter o sustento necessário, como, através deles, revelou, no gesto simples da Sua Pedagogia operante, o seu poder de unir o corpo à cabeça, o inconsciente ao consciente, o pensamento à ação, iniciando o processo da libertação dos escravos, marco civilizatório da Nação Brasileira.
Basicamente, do índio, do branco e do negro de que surgiu a miscigenação de nosso povo, a raça negra – privilegiadíssima para Deus, trazendo, na cor da pele, o sangue da terra como os grãos de café que se torram ao sol – foi discriminada, dilacerada, espancada por preconceitos, sendo os negros tratados como animais em sua prestação de serviços na colheita de café das fazendas.
Atualmente, Al Green, afro-descendente e Pastor, autor de LET’S STAY TOGUETHER, cantada pelo presidente Obama, antes de reuniões públicas, é também autor de HOW CAN YOU MEND A BROKEN HEART (2008) cuja tradução (ao vivo) vale a pena ler: “Como pode reparar um coração quebrado? Como pode deter a chuva que cai? Como pode impedir a luz do sol, que faz ao mundo girar?(…)Como pode ganhar um perdedor? (…) Alguns vivem como se a morte não viesse levá-los/ Se tem que partir, que se vá…. COM JESUS CRISTO” (o único que pode reparar um coração quebrado)…
No Evangelho de Domingo (01/10/2017) São Mateus(21, 28-32) narra as palavras do Senhor: “Eu vos asseguro que os coletores de impostos e as prostitutas entrarão antes de vós no reino de Deus”.E como dizia Georges Elgozy, economista francês do século passado,”a demagogia (arte de enganar o povo, as pessoas) é para a democracia (poder do povo) o que a prostituição é para o amor”. E o amor é domínio de Deus. “Deus é luz” (1 Jo, 4-8), é amor puro, verdadeiro,”quem o segue não anda nas trevas”(1Jo,11).
O tempo da Novena a Nossa Senhora Aparecida é propício para agradecer e pedir por mais graças a serem alcançadas. Assim como com Seu Divino Filho libertou os escravos e as prostitutas pode libertar-nos “da superstição, dos vícios, dos pecados (que nos ameaçam pela culpa e pelo medo)e também da injustiça e da opressão que sofremos da parte dos prepotentes que exploram e dominam seus semelhantes”(Oração de Pe. Paulo Scopel a Maria, Virgem de Guadalupe).
“Para o Pai não há vivos ou mortos, mas todos vivem”: é tempo de lançar as redes para que amanhã tenham frutos a colher como temos muito, hoje, a agradecer por tudo que nos foi semeado.
– NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL, ROGAI POR NÓS.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA