Gestores de mais de 600 municípios discutem meio ambiente em Rio Claro

Segunda etapa de pré-certificação do Programa Município Verde Azul será realizada nesta semana em Rio Claro com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin

281
A atividade será realizada no Floridiana Tênis Clube e irá contar com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, entre outras autoridades

Rio Claro se prepara para receber nesta sexta-feira (22) gestores de mais de 600 municípios paulistas que estarão na cidade para discutir questões relativas ao meio ambiente. O evento corresponde à segunda etapa de certificação no Programa Município Verde Azul (PMVA), iniciativa do governo estadual que premia os municípios pelos investimentos feitos no meio ambiente. A atividade será realizada no Floridiana Tênis Clube e irá contar com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, entre outras autoridades.
“A escolha de Rio Claro para sediar esse encontro estadual é um reconhecimento aos investimentos feitos pelo município na área ambiental”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressaltando que está sendo feito um esforço conjunto para conseguir a certificação de Rio Claro no programa.
Esse será o segundo encontro estadual de pré-certificação do programa. O primeiro foi realizado em junho na cidade de Mogi das Cruzes. O terceiro e último encontro será realizado em dezembro em São Paulo quando será feito o anúncio final do Ranking Ambiental Paulista 2017, com a divulgação das cidades que conquistaram o Selo Município Verde Azul. A posse do selo é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).
“O acesso a tais recursos permite que o município amplie os investimentos no setor ambiental melhorando a qualidade de vida da população”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Penteado. De acordo com ele, o selo Verde Azul, além de certificar a qualidade das ações promovidas pelo município, os primeiros colocados no ranking terão vantagens na hora de obter empréstimos e outros investimentos. Neste ano, o governo irá destinar R$ 15 milhões ao PMVA que serão rateados entre os municípios certificados.
O vereador Júlio Lopes, que tem acompanhado de perto as atividades de certificação do PMVA, tem expectativa de que as ações positivas que o governo municipal vem desenvolvendo na área ambiental irão possibilitar que Rio Claro seja incluída no ranking ambiental do estado.
Também na sexta-feira será entregue as obras de restauração da ponte sobre o Ribeirão Claro que dá acesso à Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). A ponte estava interditada para a passagem de veículos desde o ano passado para recuperação. “Uma ação importante para o trabalho que estamos realizando de ampliar e incentivar a utilização da floresta pela comunidade”, observa o secretário municipal de Esportes e Turismo, Ronald Penteado.
As atividades do PMVA estão sendo organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente com o apoio das demais secretarias municipais. O evento de sexta-feira conta com organização conjunta das secretarias de Meio Ambiente e Esportes e Turismo e Arquivo Público e Histórico.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA