Para que a inclusão se torne efetiva, Rio Claro realiza Semana da Pessoa com Deficiência 2017

A partir desse domingo, 17, Rio Claro conta com programação especial na luta contra as barreiras da desigualdade

1194
A abertura oficial da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência será realizada segunda-feira, 18, no Shopping Center Rio Claro  

A Semana da Pessoa com Deficiência 2017, que segue Lei Municipal 4232/2011, terá início nesse domingo a partir das 8 horas com a 1ª Corrida e Caminhada Mais Forte que a Deficiência. A atividade esportiva tem como ponto de concentração o acesso ao Aeroclube pela Avenida Presidente Kennedy.
A ação que tem como bandeira o respeito e a busca por oportunidades igualitárias, seja na área escolar, social ou trabalhista, tem na organização e apoio o governo paulista, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Rio Claro, Câmara Municipal e Shopping Center Rio Claro.
A abertura oficial da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, neste ano intitulada “Coragem Para Alguns, Respeito Para Todos!” nas dependências do Shopping Center Rio Claro, está marcada para segunda-feira, 18, a partir das 13h30. A programação inclui lançamento do Circuito Inclusivo, Exposição de Fotos, Apresentação Cultural e Desfile Inclusivo.
Para o gerente geral do Shopping Rio Claro, Everton Rondini, “a defesa dos direitos dos deficientes é uma ação de cidadania que apoiamos por acreditar na necessidade da inclusão, na igualdade e no potencial dos deficientes, que devem ser respeitados por todos os segmentos da sociedade”.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Julinho Lopes, um dos organizadores do evento, observa que Rio Claro realiza esta atividade há sete anos e que neste período muitas foram as vitórias conquistadas. “Avançamos muito, em várias áreas, principalmente no que diz respeito aos deficientes no mercado de trabalho. Mas, ainda há muito o que fazer. A caminhada é longa e a luta árdua”, comenta o vereador ao convidar a sociedade para prestigiar a programação.
Ainda na segunda-feira, às 18 horas, o professor Flávio Henrique Corrêa será o responsável pela apresentação da palestra denominada “Inclusão da pessoa com deficiência na educação física escolar: infinitas possibilidades”. A atividade será realizada na Escola Municipal Monsenhor Martins localizada na Avenida 36, número 717, na Vila Operária.
Na terça-feira, 19, a programação terá início às 8h30 com piquenique inclusivo, oficinas, atividades esportivas, entre outras, nas dependências do Lago Azul. Esta programação, nos mesmos moldes, terá sequência no turno da tarde a partir das 14 horas. O ponto de acesso situa-se na Rua 2-A entre as Avenidas 32 e 42, na Vila Aparecida.
“A Linguagem dos Eternos” é o tema da apresentação musical marcada para a quarta-feira, 20, no Buffet Triste II na Avenida Saburo Akamine, número 730, no Jardim Wenzel. A atividade estará a cargo do Grupo Autista Rio Claro que tem à frente a musicoterapeuta holística Aline Juca de Araújo.
No dia 21, de acordo com os organizadores, a Semana da Pessoa com Deficiência conta com três programações. Às 14 horas, no Central Park, na Avenida 1, número 1030, Centro, palestra com a professora Cláudia Cury que vai abordar o tema “Inteligência emocional nas relações humanas e respeito às diferenças”. No mesmo local, a partir das 19 horas, a professora irá retomar o tema. Às 14 horas, no Sesi Rio Claro, localizado na Avenida M-29, 441, Jardim Floridiana, o técnico da Seleção Ronaldo Gonçalves de Oliveira será o responsável pela palestra intitulada “Metodologia Sesi Paradesporto e Apresentação do Vôlei Sentado”.
No dia 22, sexta-feira, será realizado o café da manhã Vivência com profissionais da área no Centro de Equoterapia localizado na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a Feena, a partir das 8 horas. A programação terá seqüência às 14 horas com a palestra da jornalista Maria Isabel da Silva sobre a Lei Brasileira de Inclusão, a LBI, no Centro Cultural Roberto Palmari. A abertura estará a cargo da apresentação do Grupo de Teatro Talento da APAE.
No dia 23, sábado, das 9 às 16h30, no Sesi Rio Claro a professora e árbitra Carla da Mata e Alessandro Tosin vão abordar os fundamentos do Goalball. Às 14 horas, palestra com Ana Cláudia Brandão, do Hospital Albert Einstein, no auditório do Colégio Puríssimo com o tema “Cuidados com as crianças e adolescentes com síndrome de Down”. Entrada um litro de leite que será destinado ao GACC.
A programação 2017 vai encerrar-se no sábado, dia 24, com duas programações. Às 9 horas, palestra intitulada “Vida Saudável na Deficiência” com o professor Bruno Nascimento Alleoni no Lago Azul ao lado da pista de skate. Às 10 horas, na quadra poliesportiva também do Lago Azul vai acontecer a apresentações musicais Power Soccer Blue Angels da ONG Mais Forte que a Deficiência e Projeto Basquete Sobre Rodas do Sest Senat e Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, a Setur.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA