Coluna Edmar Ferreira

264

Agora quem da bola é o Santos….a letra do hino diz tudo. O Peixe foi o time do fim de semana do Campeonato Brasileiro. Cumpriu o principal objetivo de se aproximar do líder ao vencer o Corinthians por 2 a 0, na Vila Belmiro, gols de Lucas Lima e Ricardo Oliveira, em partida válida pela 23.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A diferença entre os dois times ainda é grande – caiu de 12 para nove pontos (50 a 41), mas pode criar um novo cenário no Brasileirão. Além de abalar psicologicamente o Timão, o Santos se aproximou do Grêmio, vice-líder com 43. Em quatro jogos no returno, a equipe comandada pelo técnico Fábio Carille já soma três derrotas, sendo duas delas consecutivas. E detalhe: marcou apenas um gol (na Chapecoense).
Santos literalmente entrou na briga pelo título do Brasileirão. Já são 16 jogos de invencibilidade, sendo 13 no Nacional. Agora as atenções estão voltadas para as quartas de final da Taça Libertadores da América. O Peixe encara o Barcelona de Guayaquil, amanhã no Equador.
Técnico Levir Culpi terá duas baixas para este importante compromisso. O atacante colombiano Jonathan Copete deixou o jogo com dores na coxa esquerda, enquanto o zagueiro Gustavo Henrique precisou ser substituído por causa de um incômodo no joelho esquerdo. A dupla nem viajou ao Equador.
Pensa num jogo decisivo e dramático. Pois bem, será Vitória e São Paulo, domingo em Salvador. Após o empate trágico com a Ponte Preta – Tricolor vencia por 2 a 0 -, time comandado por Dorival Júnior tem a obrigação de vencer. Em caso de novo tropeço, o risco de rebaixamento aumentará consideravelmente.
São Paulo terá dois desfalques para a partida contra o Vitória, no Barradão. O lateral-esquerdo Edimar, com o terceiro cartão amarelo, e o volante Jucilei, expulso, cumprem a suspensão automática. Por outro lado, Dorival Júnior terá o retorno do zagueiro Arboleda, que estava suspenso.
Passou da hora do São Paulo resolver essa briga interna entre Rodrigo Caio e Cueva. O brasileiro não fala a língua do peruano e vice versa. Isso tumultua o ambiente que já está carregado. Em 11 jogos sob o comando de Dorival Junior, o São Paulo sofreu 21 gols, média de quase dois por jogo.
No Palmeiras, o técnico Cuca perdoou o atacante Deyverson pelo pênalti perdido no empate com o Atlético/MG, por 1 a 1, sábado no estádio Independência. Ele disse que o jogador vem treinando bem as cobranças e que o fato de perder em um jogo é algo que acontece no futebol. Cuca deu a entender que Deyverson continuará sendo o cobrador oficial do time.
Dois jogos hoje abrem a 24ª rodada da Série B: 19h15 – Boa Esporte x Guarani e Criciúma x Juventude. A classificação está assim: 1) América-MG 44, 2) Internacional/RS 42, 3) Vila Nova-GO 39, 4) Ceará, Paraná Clube e Juventude 37, 7) Criciúma e Oeste 34, 9) Londrina 33, 10) Guarani, CRB e Boa Esporte 32, 13) Brasil 30, 14) Paysandu e Luverdense 27, 16) Goiás e Figueirense 25, 18) Santa Cruz 24, 19) Náutico 20 e 20) ABC 17.
Definidos os confrontos das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C: Sampaio Corrêa-MA x Volta Redonda-RJ, CSA-AL x Tombense-MG, São Bento (do técnico Paulo Roberto dos Santos) x Confiança-SE e Tupi-MG x Fortaleza-CE. Vai São Bento!
Mesmo perdendo para o Globo/RN por 1 a 0, em Ponta Grossa, o Operário/PR conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série D, uma vez que havia goleado por 5 a 0 no jogo de ida. Além dos finalistas, garantiram acesso à Série C em 2018 o Juazeirense-BA e o Atlético-AC.
Velo Clube se despediu de forma melancólica da Copa Paulista ao perder para o Penapolense, fora de casa, por 2 a 0, dois gols de Douglas, um aos 17 minutos do 1º tempo e outro aos 5 do 2º tempo. Nos outros dois jogos do Grupo 1: Noroeste 0 x 2 Linense e XV de Piracicaba 1 x 1 Ferroviária. O Mirassol folgou.
A classificação do Grupo 2 está assim: 1) XV de Piracicaba 24, 2) Ferroviária 22, 3) Mirassol 17, 4) Linense 15, 5) Noroeste 12, 6) Penapolense 10 e 7) Velo Clube 6. Na última rodada o Velo folgará. Os jogos, todos no domingo às 10h, são: Mirassol x Noroeste, Linense x XV de Piracicaba e Ferroviária x Penapolense.
Um jogo hoje pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana: 21h45 – Cerro Porteño/PAR x Júnior Barranquilla/COL. Amanhã: Chapecoense x Flamengo e Corinthians x Racing/ARG. Na quinta-feira: Fluminense x LDU. Já tivemos: Atlético Tucuman/ARG 1 x 0 Independiente/ARG, Nacional/PAR 1 x 0 Estudiantes/ARG e Libertad/PAR 1 x 0 Santa Fé/COL.
Rafael Nadal confirmou seu favoritismo e conquistou pela terceira vez o título do US Open, disputado em Nova York, nos EUA. O espanhol precisou de 2h45 para derrotar Kevin Anderson por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/3 e 6/4. As outras duas conquistas do US Open aconteceram em 2010 e 2013, ambas contra o sérvio Novak Djokovic. Foi o 74º título do atual número 1 do mundo na carreira.
Quanta tristeza bateu em mim com a notícia que recebemos no domingo. A morte do querido amigo Valdir Moreira, uma das pessoas mais corretas com quem já trabalhei. Tinha apenas 46 anos e teria sofrido um mal súbito. Foi encontrado pela filha, já sem vida em sua casa.
Quantas e quantas vezes me contratou para narrar jogos do Rio Branco, dos grandes de São Paulo e do Campeonato Amador pela Rádio Azul Celeste de Americana. Ia com o maior prazer. Foi demais importante em minha carreira. Me ajudou, me instruiu e torcia muito pelo meu sucesso. Poxa Valdir, tão novo meu irmão. Tanta gente boa que está partindo tão cedo. Descanse em paz Valdir Moreira e obrigado, do fundo do coração, por tudo o que fez por mim!
Jogos de hoje pela Liga dos Campeões da Europa: 15h45 – Benfica x CSKA, Roma x Atlético de Madrid, Celtic x PSG, Chelsea x Qarabag, Olympiacos x Sporting, Bayern de Munique x Anderlecht, Barcelona x Juventus e Manchester United x Basel.
Curiosidade do dia: Botafogo/RJ tem a camisa listrada de preto e branco na vertical porque um de seus fundadores (Itamar Tavares) estudou alguns anos na Itália e se apaixonou pela Juventus de Turim.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA