Estados Unidos: Conheça a rota do queijo pela Califórnia

620
Além da degustação de queijos, os visitantes podem saber mais sobre a fabricação da iguaria

E. Cortez

Um dos grandes atrativos da Califórnia, famoso até em filmes, é conhecer os diversos vinhedos do estado. Muitos fazem o roteiro com devoção e, juram, encontram passeios e vinhos tão agradáveis como na França ou na Itália. Pois agora cresce no estado um novo itinerário, também com um ar totalmente europeu: a rota do queijo.
A Califórnia é o local onde estão alguns dos mais importantes produtores de queijos especiais do país e, assim como ocorreu com o vinho, viveu uma fase de sofisticação e diversificação. Assim, no roteiro, é possível encontrar produtos artesanais e familiares de dar água na boca.ESTADOS UNIDOS (1)
Separe um final de semana ou dois para conhecer os principais estabelecimentos da Rota. Com mais de 70 produtores e vários quilômetros que separam as cidades de Sonoma e Marín, até nas proximidades de Los Angeles, que fica fora do mapa do vinho, é quase impossível conhecer tudo – por isso, a dica é pesquisar o que mais interessa e traçar sua própria rota. No site cheesetrai.org.br encontramos uma lista com os produtores e informações sobre reservas e preços.
O site ajuda a organizar a viagem e, de quebra, permite baixar um aplicativo que torna o roteiro mais fácil — com a vantagem que pode ser facilmente feito de carro, sem a necessidade de ter um “motorista designado”, como na viagem onde o vinho é o carro-chefe.
Em muitas propriedades é possível ver toda o processo de fabricação do queijo, conhecer a história do produtor e as instalações do estabelecimento. Mas, o mais importante é provar os produtos. Diversos locais preparam pratos especiais tendo queijos como mozarela e ricota de búfala como base, feitos por produtores de localidades como Tomales (a cerca de uma hora ao norte de São Francisco). Não faltam são opções, tanto pela origem do queijo — leite de cabra ou de vaca —, como de tipos de passeios e ofertas de diversão.
Com mais de 40 hectares, a Fazenda Barinaga é uma das grandes produtoras da rota. Por lá, é possível fazer um tour pela propriedade, conhecer de perto a criação dos animais e ainda degustar deliciosos queijos artesanais que são fabricados no local.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA