O CÉU NÃO É O LIMITE

173

O sonho de se ter um jornal em Rio Claro foi realizado pelo jornalista major José David Teixeira há 131 anos. O cidadão rio-clarense agora finalmente tinha um veículo de comunicação que podia contar a sua história, registrar os acontecimentos fundamentados na verdade e nos valores primordiais de um povo ordeiro e empreendedor.

Marcado por uma atuação bastante destacada nas campanhas da Abolição e pela República enfrentou os mais terríveis desafios. Em 1932 sofre violenta represália por parte dos simpatizantes de Getúlio Vargas tendo praticamente todo o seu valioso arquivo cinquentenário (quase completo) destruído.

A persistência e a missão de seu fundador fez renascer das cinzas como Phoenix o Diário de Rio Claro, o Arquivo Histórico da Família Rioclarense, reiniciando um ciclo de empreendedorismo e de dedicação a este povo do céu mais azul do Brasil.

O tempo foi passando como passa para você e para todos nós e tudo começou a mudar de maneira acelerada e desenfreada no contexto de informação nos veículos de comunicação. E o jornal precisava acompanhar de novos maquinários de impressão e de uma nova visão empreendedora e desafiadora.

E assim um visionário, competente e bem sucedido empresário toma a frente na direção de nosso querido Diário do Rio Claro, em 1985, o senhor Geraldo Leonardo Zanello com sua esposa dona Jacira Russo Zanello reinicia uma nova era de mudanças inovadoras nesse jornal colocando toda a sua experiência de empresário no desenvolvimento deste.

Quem teve a honra e a felicidade de conviver um pouco com esse casal, pode perceber que as maiores virtudes que saltavam aos olhos eram a compaixão, a bondade, a amizade fiel e o espírito criador repleto de ideais.

Todos os seus funcionários desde os mais humildes e até os de cargos mais elevados sempre contavam com seu respeito e carinho pelo que faziam. Sempre preocupados com cada detalhe das notícias que iriam ser publicadas. Não poderia citar o nome de todos os seus colaboradores fiéis que estampam e estamparam o jornal porque deixaria alguns nomes de fora.

Dona Jacira sempre tinha a sua mesa os artigos que chegavam e nada passava sem o seu crivo e a anuência de seu Geraldo. Sempre quando minha esposa e eu os visitava ela olhava com uma imensa ternura na parede a foto de sua filha Adriana Z. G.Cortez quando criança que chamava carinhosamente o pai de “Nenê”.

Acometido por uma doença deixou nosso convívio no dia 16 de julho de 2017, estampando a página do Diário do Rio Claro em 18 de julho de 2017 a sua despedida entre nós. Trinta e sete anos a frente do Diário do Rio Claro. Neste dia Rio Claro se despedia da figura ilustre e querida do empresário, visionário, marido e pai. O céu azul de Rio Claro ficou um pouco mais cinza, pois se finalizava mais um ciclo na vida deste jornal.

Na natureza existe um ciclo chamado Ciclo Universal de Mudanças e o Diário de Rio Claro, através de sua estrutura familiar, tendo a frente seu genro, empresário e correspondente internacional e apaixonado por desafios, o dedicado amigo Edson Cortez está se renovando em todos os sentidos aproveitando a experiência de 131 anos que vale a pena refletirmos que com a competência e o comprometimento de seus novos gestores iniciará uma nova transformação inovadora neste, trazendo mais talento, respeito e credibilidade, como sempre.

E isso sem dúvida nenhuma será um grande desafio e uma nova era que abrirá novos caminhos, entendimentos novos renovando um novo ciclo de sucesso no jornalismo regional, porque o céu não é o limite e que os sonhos não são apenas para serem sonhados e sim devem ser realizados, conforme nos diz P. Sidney “… ou eu encontro o caminho, ou eu o faço”, sabedoria tão presente e pautada nas vidas do Major Teixeira e seu Geraldo.

Parabéns Diário do Rio Claro por seus 131 anos! E que venham mais “primaveras” repletas de garra, credibilidade, talento, inovação e comprometimento, despertando nos leitores um pouco da magia e do sonho estampados nesta incrível jornada chamada vida!

Dr. José Roberto Teixeira Leite- Master em PNL e coach em Saúde

E-mail : pnljoseli@gmail.com

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA