Liberação de recurso e transporte gratuito marcam as ações da Câmara em prol das Carretas da Saúde

161
Representantes da Prefeitura e Câmara de Rio Claro receberam as Carretas da Saúde  

Agora é realidade. As Carretas da Saúde encontram-se no Espaço Mais Saúde na Avenida Visconde do Rio Claro desde a última terça-feira, 29. Os ambulatórios móveis do Cies Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), empresa vencedora da concorrência, têm capacidade para atender cerca de 400 pessoas por dia.
“A gestão pública tem de priorizar ações que atendam os que mais precisam”. Com esta frase o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria salienta que a partir de agora Rio Claro escreve uma nova página na história da saúde do município. “As Carretas da Saúde chegaram e vão ajudar a população que está há muito tempo esperando por atendimento”, acrescentou o prefeito ao frisar que hoje a fila de espera atinge a marca de 37 mil procedimentos.
O presidente da Câmara de Rio Claro, avalia que as Carretas da Saúde chegaram a Rio Claro e com elas “o compromisso assumido com nossa população começa a ser transformado em realidade. É Mais Saúde, agilidade e respeito aos rio-clarenses que esperam há tempos por uma consulta, um exame ou uma cirurgia”.
O presidente, enfatizou ainda que a Câmara, com apoio de todos os vereadores, fez a sua parte. “Com um novo modelo de gestão, baseado na economia dos recursos públicos e eficiência, conseguimos repassar R$ 1 milhão para esse novo serviço que prioriza o atendimento médico aos que mais precisam”, completou.
Outra iniciativa da Câmara diz respeito ao transporte das pessoas que serão atendidas pelo programa. A pedido dos vereadores, a Prefeitura vai disponibilizar a Linha Saúde que vai levar os pacientes que possuem atendimentos agendados da antiga estação ferroviária central ao Espaço Mais Saúde garantindo também o retorno com segurança ao mesmo ponto. “Desta forma, de qualquer parte do município basta o cidadão utilizar o transporte coletivo até o terminal central de ônibus e de lá será levado gratuitamente até o Espaço Mais Saúde”, comentou o presidente André Godoy ao agradecer o prefeito Juninho da Padaria por atender mais esta solicitação do Legislativo.
O secretário municipal de Saúde Djair Francisco explica que a chegada das Carretas da Saúde dá início ao que denomina de amplo trabalho de preparação, processo que antecede o início do atendimento ao público na segunda quinzena de setembro deste ano.
Segundo Djair, as carretas, nos próximos 17 dias, vão ser equipadas e os profissionais envolvidos receberão treinamentos específicos. “O local será aberto ao público no dia 15 de setembro. Antes disso, a empresa responsável pelo serviço vai treinar desde os profissionais de portaria até os médicos”, observa o secretário. “É preciso equipar as carretas e também instalar todos os sistemas de funcionamento: o da empresa e o que funcionará junto com o da Fundação Municipal de Saúde (FMS) por conta da Central da Regulação”, detalhou.
Com relação a mão de obra, ao todo, 120 profissionais estão em fase de contratações. Pelo contrato com a Prefeitura, o Cies deve priorizar a mão de obra local. Também participaram do ato que marcou a chegada das Carretas da Saúde os vereadores: Paulo Guedes (PSDB), Carol Gomes (PSDB), Julinho Lopes (PP), Adriano La Torre (PP), Seron do Proerd (DEM), Geraldo Voluntário (DEM), Val Demarchi (DEM), Hernani Leonhardt (PMDB), Thiago Yamamoto (PSB), Irander Augusto (PRB) e Rafael Andreeta (PTB). Os demais vereadores foram representados por seus assessores.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA