Salve o Corinthians

194

1º de setembro de 1910, o dia em que surgiu um dos maiores clubes da história do futebol mundial.
Fundado por cinco operários de um bairro simples de São Paulo, o Sport Club Corinthians Paulista surgiu para o futebol em meio às mudanças tecnológicas e econômicas que começavam à envolver o mundo. Parecia então, ser o surgimento de mais uma dessas equipes varzeanas, que nada mais fazem do que disputarem simples torneios de final de semana e na verdade foi o que aconteceu, o Corinthians no início disputava junto aos times varzeanos torneios que em certo ponto eram insignificantes, no entanto mesmo jogando tais competições o time alvinegro já começava a criar adeptos e fãs.
Jogo após jogo a equipe ia se destacando entre as demais em questão de público e visibilidade, e foi nessa fase que surgiu a tese “ O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é que vai fazer o time”. Em 14 de setembro de 1910, foi realizado o primeiro treinamento de forma oficial, fase também em que foi eleito o primeiro presidente, o Sr. Miguel Batagllia e em que houve a ocorrência do primeiro título, o Galo da Várzea, dessa forma a agremiação começava então a ganhar formato grandioso.
Em 1913 já com uma visibilidade acima da média em relação às outras equipes, o Corinthians pleiteou um vaga junto a Liga Paulista, hoje a atual Federação Paulista de Futebol. A mesma contava com times profissionais como o Americano, Germânia e Internacional, todos da capital, a inclusão do time alvinegro tornou a liga conhecida como “os quatro mosqueteiros”, daí então a criação do mascote corintiano “mosqueteiro”.
Passado alguns anos, o time já estruturado e com o status de equipe grande, começou a ganhar arqui-rivais como o Santos, o São Paulo (antigo Paulistano) e o Palmeiras, dessa forma jogos contras tais equipes emocionavam e encantavam o público paulista.
Mais algum tempo se passou e o Corinthians acumulava inúmeros torcedores por São Paulo e por todo Brasil, porém uma grande fase negativa na questão de títulos baixou sobre o clube alvinegro, foram vinte e três anos sem levantar uma taça sequer, mesmo assim sua torcida não parava de crescer e após o jejum, o clube já apresentava a segunda maior torcida do país e a terceira do mundo.
Superada tal fase a equipe não parou mais de vencer e acumular conquistas, além do que craques como Roberto Rivelino, Sócrates, Zenon, Vlademir, Biro-Biro e Casagrande foram deixando suas marcas com a camisa corintiana. Seus torcedores cada vez mais adeptos e apaixonados, diferenciavam-se dos torcedores dos outros clubes, pois nas vitórias apoiavam e vibravam, nas derrotas também apoiavam e vibravam, daí o atual título de fiel torcida.
Mas no ano de 2007, outro revés afligiu a agremiação e toda sua torcida, a queda para a 2ª divisão do campeonato brasileiro, após péssimas administrações de Alberto Dualib, ex-presidente do clube. Já na administração do atual mandatário Andrés Sanches, novamente o Corinthians se superou, voltou rapidamente a 1ª divisão no ano de 2008 e em 2009 conquistou de forma invicta o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Em 2010 bateu na trave em relação à conquista do brasileirão, mas em 2011 após a superação da traumática eliminação para o colombiano Tolima na pré-libertadores, o time chegou a conquista nacional a qual deu o direito de disputar a desejada Libertadores da América do ano seguinte 2012 e contra tudo e contra todos a conquistou de forma inédita, brilhante e invejável, superando adversários como Vasco da Gama, Santos Futebol Clube e o temido Boca Juniors da Argentina. E para completar o feito histórico, retirando toda e qualquer palavra dos lábios adversários, o Corinthians foi até o Japão e conquistou de maneira incontestável o seu bi-campeonato mundial.
Certamente o Corinthians nos próximos anos se mantiver toda essa estrutura baseada nesse exemplar planejamento, poderá figurar entre os maiores clubes do mundo, pois com uma torcida dessas e um marketing fortalecido não há quem possa parar “O Todo Poderoso Timão”.

Autor: Douglas S. Nogueira
Técnico de Manutenção e Integrantes das Associações Literárias de Santa Bárbara e Piracicaba – ACIBEL e CLIP
Blog: www.douglassnogueira.blogspot.com
E-mail: douglas_snogueira@yahoo.com.br

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA