Os 200 anos da Fazenda Ibicaba acontece com um “Colóquio Internacional Ibicaba 200 Anos”

O evento que será realizado em Cordeirópolis, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2017, presta uma homenagem necessária e crítica ao histórico e atualidade desta organização agrícola

256
“Colóquio Internacional: Ibicaba, 200 Anos”. Para comemorar esta importante data, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2017 acontece em Cordeirópolis (SP) o “Colóquio Internacional: Ibicaba, 200 Anos” (foto arquivo)

A importância histórica da fazenda Ibicaba dificilmente poderia ser descrita em poucas linhas. Centro de inovação institucional e tecnológica desde sua fundação, palco de um dos primeiros conflitos trabalhistas livres em uma sociedade escravista, propriedade imobiliária de um regente do Império e de uma família imigrante, a fazenda Ibicaba é um símbolo do dualismo que moldou o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural do interior paulista desde meados do século XIX.
Este local simbólico, objeto de estudo de renomados pensadores do Brasil – como Sérgio Buarque de Holanda, José Sebastião Witter e Emília Viotti da Costa, apenas para citar alguns –, é hoje muito bem preservado como patrimônio histórico e turístico no interior paulista. OS 200 ANOS DA FAZENDA IBICABA1
O “Colóquio Internacional Ibicaba: 200 Anos”, a realizar-se em Cordeirópolis, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2017, presta uma homenagem necessária e crítica ao histórico e atualidade desta organização agrícola
Os objetivos do evento incluem o de recordar a importância histórica desta fazenda, discutir seus impactos para o desenvolvimento socioeconômico paulista, estreitar os laços de cooperação política internacional, surgidos a partir dela e da diplomacia cultural, estimular o interesse das populações locais por eventos de cunho político, cultural e acadêmico, bem como promover a interiorização geográfica de eventos internacionais.
Para tanto, o evento foi subdividido em três partes.
A primeira, de cunho cultural e acadêmico, busca trazer a Cordeirópolis especialistas em temas ligados à origem histórica da fazenda, os principais acontecimentos que nela se desenrolaram nesses duzentos anos, assim como os múltiplos efeitos que tem para os dias atuais.
A segunda, de cunho político local e internacional, busca reunir representantes das prefeituras da região (Cordeirópolis, Rio Claro e Santa Gertrudes) e representantes consulares das principais nações que forneceram imigrantes à fazenda Ibicaba (República Federativa da Alemanha, Confederação Suíça e República da Itália). Os potenciais de diplomacia cultural e de interesse local certamente farão sentir-se a partir desta mescla.
Finalmente, a terceira tem por objetivo a realização de uma visita guiada à própria fazenda, valorizando a conservação de seu patrimônio tangível e colocando ênfase no desenvolvimento econômico local.
Serão realizadas ainda exposições do Instituto Martius-Staden, de São Paulo, e do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro.
A prefeitura de Rio Claro se fará representar neste evento na figura da superintendente do Arquivo, a sra. Monica Frandi Ferreira. O evento conta ainda com a participação cultural do Instituto de Ensino Brasil-Alemanha e do grupo de pesquisa das relações Brasil-AlemanhaDavatz-Sangbaul, a ser representado pelo sr. Eder Rodrigo Varussa.
A programação do dia 31 de agosto é aberta ao público e ocorre a partir das 09:00. Venha prestigiar e fazer parte desta história! Onde: Teatro Municipal “Ataliba Barrocas” – Rua Siqueira Campos, S/N (antiga subestacao ferroviária) – Cordeirópolis (SP). O dia 01 de setembro acontece na própria fazenda Ibicaba e tem vagas limitadas. 20 convites serão sorteados na noite do dia 31 de agosto. Infelizmente, por conta das reservas e motivos de ordem organizacional, não poderemos aceitar exceções a este respeito e serão admitidos ao segundo dia apenas as pessoas que apresentarem o ingresso. O programa completo pode ser encontrado na sequencia. Para mais informações: https://ibicaba200anos.wordpress.com/ https://www.facebook.com/coloquioibicaba200
Ou mande-nos um email para ibicaba.200anos@gmail.com. (fonte – Bruno Gabriel Witzel de Souza)

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA