Santa Gertrudes comemora 69 anos com muitas novidades

Esse ano, Santa Gertrudes completa 69 anos de emancipação. Uma cidade acolhedora com muita história pra contar

1239
Com equilíbrio financeiro a administração municipal vem realizando ações em prol dos munícipes sempre com compromisso e respeito aos cidadãos

O município conta atualmente com cerca de 25 mil habitantes e atualmente cresce cresce a passos largos. Mas, mantém vivo a sua tradição do setor cerâmico.
Santa Gertrudes é conhecida como a cidade que comporta o maior polo cerâmico da América Latina, a cidade atrai visitantes e empresas de várias partes do mundo principalmente da Itália e Espanha. A cidade recebe também pessoas que buscam uma nova oportunidade de trabalho ou mesmo em busca qualidade e trabalho.
Com isso, o desenvolvimento não para. A Administração Municipal investe na Educação em segurança, saúde e mobilidade urbana.

Educação
Atualmetne a cidade atende mais de 4 mil alunos na rede municipal, com sistema apostilado, desde a creche até o Ensino Fundamental. “Esse ano, tivemos uma grande conquista com a inauguração da segunda Escola Estadual de Ensino Médio no bairro Jequitibás, com mais de 4 mil metros quadrados, sendo 3 mil de área construída” Enfatizou Rogério Pascon (Prefeito Municipal).
Também estão previstas a construção de mais uma creche, uma Escola de Ensino Fundamental, a reconstrução da EMEI “Lygia Buschinelli”, que fica no bairro Jardim Luciana. Outra reforma anunciada vai acontecer na EMEIEF Antônio Filier, no Jequitibás. A escola vai ganhar mais quatro salas de aula, para atender a crescente demanda.
“Nosso compromisso com a Educação permanece e vamos torná-la ainda mais referência na região”, destaca o prefeito Rogério Pascon.

Esporte
O esporte local também tem se destacado, com a volta da Ginástica Olímpica que já atende a 50 meninas com idade entre 4 a 11 anos, além das escolinhas de futebol, basquete e outras modalidades, sempre com o objetivo de incentivar a prática esportiva das crianças e jovens.
A administração municipal investiu em academias ao ar livre por diversos bairros e playground para as crianças poderem brincar com segurança próximo às suas residências.

Trânsito e segurança
O trânsito local é uma preocupação constante da administração municipal. Está em fase final de implantação o sistema de monitoramente. Ao todo o município recebeu investimos de R$ 800 mil para a instalação dos equipamentos, são dez câmeras de segurança, que vão vigiar a cidade, além disso, alguns pontos contam com sistema inteligente ligado à central da polícia que vai informar quando a placa do veículo constar com queixa de furto ou roubo. As câmeras, além de melhorar a segurança, também irá oferecer mais agilidade no atendimento em caso de acidentes de trânsito, facilitando o acionamento dos serviços necessários.
A sinalização de solo também está sendo intensificada em toda a cidade, assim como o serviço de tapa buraco. Algumas vias sofreram intervenções no trânsito para melhorar o fluxo dos veículos, como mudança de mão de direção, alterações em alguns pontos de semáforo e instalação de placas verticais.
A Avenida Albino Codo, uma das principais vias que interliga bairros e bastante usada por caminhões, foi totalmente reconstruída. Durante a primeira etapa foram realizados serviços de drenagem da água, para que assim o asfalto não fique danificado devido às infiltrações. Toda a massa asfáltica foi retirada e foi implantado outro pavimento base para que tenha maior durabilidade. Além disso, foram instaladas lombadas para evitar o excesso de velocidade.
Uma grande conquista foi a duplicação da SP 316, que beneficiou muitos trabalhadores. Em breve também está previsto o início do asfaltamento do Complexo Argileiro.

Saúde

A área da saúde também tem novidades. “Esse ano foi realizado o primeiro mutirão de ultrassonografia, onde conseguimos zerar a fila de espera para a área de abdômen. Outra conquista foi a parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas), esse consórcio tem a finalidade de realizar ações conjuntas em saúde, fomentando qualidade e agilidade aos serviços prestados à população. Entre os serviços disponibilizados estão: especialidades médicas, exames laboratoriais complexos, cirurgias, entre outros serviços” salientou Rogério Pascon.
Atualmente a saúde realiza em média 7 mil atendimentos com médicos, além de exames laboratoriais, raios-x e outros procedimentos. A Secretaria de Saúde também distribui de mais de 200 tipos de medicamentos através das Farmácias Municipais, uma funciona no prédio do Pronto Atendimento, para facilitar o acesso à população, assim que utilizar os serviços, e, a segunda farmácia, funciona no Jd. Pq. Industrial, para quem mora naquela região não precisar se deslocar até o Centro para retirar os medicamentos.

Cultura

As tradicionais festas da cidade, bem como a Escola de Dança e a Corporação Musical tem grande influência e destaque na região e atrai grande público.

Meio Ambiente e Lazer

Em breve terá início a nova fase de obras no Lago do Jequitibás. Recentemente foi anunciada a destinação de uma emenda no valor de R$ 245 mil para infraestrutura do espaço. Com esse valor, a área vai receber iluminação, pista de caminhada, plantio de grama, entre outras adequações. O Lago do Centro também recebeu melhorias com a nova iluminação e o plantio de palmeiras.
A iluminação pública, desde que foi assumida pela administração municipal vem intensificando o serviço com a substituição por lâmpadas mais potentes. Lembrando que Santa Gertrudes não repassou a taxa de iluminação aos munícipes, assim como outros municípios.

A Rotatória do Cristo também recebeu iluminação e novo plantio de flores para embelezar a entrada da cidade e receber os visitantes de forma acolhedora.

 


 

santa (4) DSC_0001 DSC_0002santa (5) santa (6) santa (7) santa (8) santa (9) santa (10) santa (11) santa (12) santa (14) santa (13) santa (15) santa (16) santa (17) santa (18) santa (19) santa (20) santa (21) santa (22) santa (23) santa (24) santa (25) santa (26) santa (27) santa (28) santa (29) santa (30) santa (31) santa (32) santa (33) santa (34) santa (35) santa (36)

Com equilíbrio financeiro a administração municipal vem realizando ações em prol dos munícipes sempre com compromisso e respeito aos cidadãos
Com equilíbrio financeiro a administração municipal vem realizando ações em prol dos munícipes sempre com compromisso e respeito aos cidadãos

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA