Defesa Civil intensifica ação contra queimadas

Ao observar sinal de fumaça, população deve acionar os bombeiros, pela linha 193, ou Defesa Civil, pela linha 199

778
Entre os problemas das queimadas estão os danos ao meio ambiente e à saúde da comunidade. A exposição à fumaça, por exemplo, cria ou agrava males respiratórios, sobretudo em crianças e idosos  

A Defesa Civil de Rio Claro está intensificando o monitoramento de alguns pontos do município que oferecem maior risco de incêndio neste período mais seco do ano. É a operação De Olho nas Queimadas, que tem o objetivo de combater focos de incêndio e queimadas. “Fogueiras em locais impróprios podem gerar incêndios de grandes proporções, com perigo para as pessoas e risco de danos materiais”, comenta o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba. “A colaboração da comunidade é fundamental”, acrescenta.
Com a redução do volume de chuvas, que deve continuar durante os próximos meses, regiões como o entorno da Floresta Estadual são especialmente suscetíveis a queimadas. De acordo com a Defesa Civil, os trechos onde até agora foram verificados os maiores riscos ficam próximos ao antigo horto, em toda a extensão que vai do Jardim Conduta até a saída para Araras, incluindo a área atrás da Unesp. Imediações do bairro Santa Elisa nas proximidades da rodovia Washington Luís, vias de acesso da cidade e canteiros centrais também estão recebendo atenção redobrada.
“Pedimos que os moradores ajudem e não façam de jeito nenhum fogueiras em locais impróprios, não soltem balões e acionem os bombeiros ou a Defesa Civil ao verificarem sinais de fumaça”, solicita o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo. Para acionar os bombeiros, basta ligar 193. A Defesa Civil pode ser acionada 24 horas pela linha 199.
Entre os problemas das queimadas estão os danos ao meio ambiente e à saúde da comunidade. A exposição à fumaça, por exemplo, cria ou agrava males respiratórios, sobretudo em crianças e idosos.
Atitudes simples podem fazer diferença. Pontas de cigarros não devem ser jogadas nas vias públicas, sobretudo perto das margens de rodovias e canteiros centrais onde pode haver vegetação seca. Fumaça e fogo em área de trânsito de veículos aumentam risco de acidentes também pelo prejuízo à visibilidade de quem está dirigindo.
Como em toda a época do ano, lixo, entulho, galhos, folhas e outros materiais devem ser descartados da maneira correta. Nunca em terrenos baldios e vias públicas. Rio Claro possui seis ecopontos, serviço de cata bagulho, coleta seletiva de lixo e coleta de lixo domiciliar.
Também é importante obedecer à lei e não soltar balões. Soltar balões é crime, principalmente pelo grande perigo de incêndios florestais e residenciais.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA