LIVRE PARA BUSCAR SEU FUTURO

241

No workshop “Assertividade” que ministro, distribuímos para os participantes um laço que colocado no pulso de cada dupla ficando entrelaçados. A tarefa é sair do outro sem tirar do pulso. É dado um tempo para que todos comecem a tentar sair desse enrosco. E a todo o momento estou dizendo que: Se vejam fora do problema!” “Todo problema tem solução!” Depois de um tempo onde ninguém conseguiu sair, eu apresento a solução.
O exercício é uma metáfora que auxilia no desenvolvimento da Assertividade. Por que eles não conseguiram? Porque a todo tempo eles estavam focados no problema e não na solução. Sem o foco em uma solução funcional não é de surpreender que elas não estivessem conseguindo.
As pessoas comuns se perguntam: “Eu posso!” Elas se baseiam na sua resposta naquilo que já aconteceu. As pessoas realizadoras fazem uma pergunta diferente: “De que modo eu poderei?” Mesmo que não se dediquem mais energia a isto, por essa pergunta tem um foco diferente.
Seja qual for o seu problema, comprometa-se agora a dedicar certo tempo a solução desse problema. Foque na solução. Se enfrentar alguma resistência no simples fato de tentar, não desista.
Quanto tempo você consegue se dedicar as coisas que quer mudar? Quanta intensidade você consegue colocar na solução. Se você freqüentou algum restaurante com música ao vivo deve ter percebido que as pessoas estão conversando enquanto o músico interpreta o seu repertório musical e nem por isso ele deixa de tocar porque ele está fazendo o que gosta e está a todo tempo treinando e aguçando melhor a sua performance.
Você é capaz de esquecer a coisa pior que você já fez? Você é capaz de esquecer? Você é capaz de interpretar a falha de não conseguir algo em sua vida? Se não, pelo menos consegue tornar essa lembrança neutra a ponto de não afetar a sua vida?
Pessoas realizadoras são capazes de esquecer. Conhecemos muitas pessoas que permitem que seu passado arruíne o seu futuro. Anos após a ocorrência de um evento trágico, simplesmente são incapazes de superar. Permitem que a negatividade da história dolorosa se torne sua realidade dia a dia. Enquanto se deixar perseguir pelo passado, você nunca estará livre para bancar seu futuro. Não será sequer capaz de manter o foco no presente.
Jamais deixe que seu bom atrapalhe o caminho do seu espetacular. Não importa o que aconteceu com você no passado, nunca permita que o que mais importa seja afetado por coisas menos importante. Mantenha o foco naquilo que é mais importante e fique livre para buscar seu futuro. Pense nisso!
Dr. José Roberto Teixeira Leite é Cirurgião Dentista e Coach em PNL
Email: pnljoseli@gmail.com

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA