Fórmula 1 – Ricciardo vence corrida conturbada em Baku

422

E. Cortez
Em uma prova emocionante, marcada por batidas, entradas do safety car e até interrupção, quem levou a melhor no Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava corrida da temporada, foi Daniel Ricciardo, gartantindo a primeira vitória da Red Bull em 2017.
A segunda colocação foi definida segundos antes da bandeirada. Lance Stroll, companheiro de Felipe Massa na Williams, vinha para fechar em segundo, mas Valtteri Bottas, em uma ultrapassagem incrível na última reta da pista, conseguiu ganhar a posição do canadense. Mesmo assim, o resultado foi histórico para Stroll, que se tornou o mais jovem piloto a subir ao pódio na primeira temporada da F1. Antes de Baku, o melhor resultado do piloto da Williams havia sido um nono lugar.
A corrida também foi marcada pela intensa batalha entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Após confusões entre eles, o alemão da Ferrari terminou na quarta colocação, seguido pelo britânico. No Mundial, Vettel segue na ponta com 153 pontos, com Hamilton em segundo, com 139.
Já Felipe Massa teve sensações opostas nesse domingo. Após uma boa largada, o brasileiro vinha fazendo uma ótima corrida, chegando a permanecer na terceira colocação durante um momento da prova. Porém, na segunda relargada da corrida, Massa apresentou um problema e acabou ultrapassado por Ricciardo e Stroll na primeira reta. A Williams não conseguiu solucionar a questão e o brasileiro, que vinha bem na prova, foi obrigado a abandonar.
Já Hamilton, que abria vantagem em relação a Vettel, enfrentou um problema com seu protetor de cabeça, que se soltou do carro. O britânico teve que segurar com a mão para que a proteção não se soltasse nas retas. Não é permitido que os pilotos andem sem e, com isso, o britânico foi forçado a ir para os boxes. Mas nem tudo era positivo para a Ferrari, já que Sebastian foi punido com dez segundos por um toque em Lewis.
Após cumprir a punição, Vettel conseguiu, por pouco, voltar na frente de Hamilton, e os pilotos ocupavam a sétima e oitava colocações, respectivamente. Com isso, Ricciardo assumiu a ponta. A disputa entre os líderes do Mundial ficou emocionante quando ambos tiveram que ultrapassar Fernando Alonso, que estava como retardatário. Sebastian teve dificuldades e quase foi ultrapassado por Lewis, enquanto o espanhol por pouco não bateu no muro. Por fim, os pilotos conseguiram passar pelo bicampeão, e Vettel se manteve na frente.
Nas voltas finais, Vettel e Hamilton lutavam para ganharem posições e conquistarem o máximo de pontos possível no Azerbaijão. No final, o alemão da Ferrari terminou em quarto e seguiu líder do Mundial, enquanto o britânico da Mercedes fechou em quinto.
O próximo compromisso da Fórmula 1 acontece daqui duas semanas, com o Grande Prêmio da Áustria.

FORMULA I

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA