CAMPANHA AMBIENTAL E MUTIRÃO DE LIMPEZA NO PROJETO SOCIAL DO BAIRRO TERRA NOVA

A prática da conscientização ambiental ainda é uma tarefa árdua e desafiadora, visto que as pessoas são restritas no que concerne a mudanças de posturas socioambientais frente às relações com o meio ambiente, tanto como agente pessoal ou coletivo na atualidade.

742
Educador Ambiental Éder Varussa e as crianças do Projeto Social que participaram do Mutirão de Limpeza no Bairro

Este fato se vivencia a partir da análise do contexto econômico, politico, social e cultural, e onde se apresentam raízes para os problemas ambientais e que merecem um destaque especial, principalmente partindo-se da importância do poder de persuasão neste cenário á formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis. A ferramenta ideal é a Educação Ambiental, pois a partir dela se promove em caráter continuo e permanente o desenvolvimento de ações multiplicadoras, que contemplam o respeito ás diferenças, práticas cidadãs consistentes, qualidade de vida e justiça ambiental. Partindo desse princípio as crianças do Projeto Social do Bairro Terra Nova participaram no dia 18 de Maio, de um mutirão de limpeza nos canteiros centrais do bairro, motivando a população a contribuir melhor com o seu ambiente, a partir de uma campanha ambiental. Esta atividade teve orientação e coordenação da equipe da UNEAMB, formada por pesquisadores da UNESP, com apoio e parceria de empresas que colaboram com o Projeto UMA – Projeto Unidos ao Meio Ambiente. Estas ações foram motivadas em razão do acúmulo e descarte irregular de lixo em terrenos, canteiros centrais e vias públicas do bairro em grandes proporções, e que além de comprometer a paisagem urbana, acarretam impactos ambientais e prejuízos a saúde da população, pois o lixo agregado torna-se abrigo de vetores transmissores de doenças (ratos, baratas, moscas, mosquitos) e animais peçonhentos (cobras e escorpiões), que podem se abrigar nas casas das imediações. O recolhimento dos resíduos sólidos pelas crianças, nas proximidades do projeto social do bairro, foi uma forma de sensibilizar os moradores vizinhos e comunidade sobre o cuidado que se deve ter com a destinação de resíduos gerados, assumindo postura cidadã consciente, respeitando os serviços de limpeza pública, e contribuindo para a saúde de todos.
As crianças participantes da ação ambiental no bairro, ganharam prêmio e doces (balas, chocolates, pirulito e chicletes), como incentivo e valorização pelo trabalho de cidadão consciente. Nesta atividade foram recolhidos mais de 7 sacos de lixo de 100 litros. O foco principal foi acabar com a regra de que transferir o lixo de um lugar para o outro é sinônimo de resolução de um problema, mas pelo contrário, compromete a qualidade de vida das pessoas que residem na localidade e que buscam bem estar, informa o Educador Ambiental Éder Varussa.
Portanto o trabalho interativo nas ruas, permite com que as pessoas façam uma reflexão sobre seus hábitos, evitando depositar lixo em pontos impróprios, pois além de contribuir para proliferação de sujeira, trazem sérios impactos ambientais, comprometendo à sustentabilidade urbana.

Crianças participando do mutirão de limpeza
Crianças participando do mutirão de limpeza
Crianças fazendo o recolhimento de resíduos de terreno baldio proximo ao projeto social
Crianças fazendo o recolhimento de resíduos de terreno baldio proximo ao projeto social
Meninas do Projeto fazendo recolhimento de resíduos do canteiro central
Meninas do Projeto fazendo recolhimento de resíduos do canteiro central
As jovens do projeto fazendo o recolhimento do material reciclável2c descartado nas calçadas do bairro
As jovens do projeto fazendo o recolhimento do material reciclável2c descartado nas calçadas do bairro
Crianças colocando os resíduos das calçadas em sacos de lixo
Crianças colocando os resíduos das calçadas em sacos de lixo

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA