Projeto de inclusão digital procura voluntários

O projeto “Inclusão Digital Colaborativa: Tecnologia e Educação” promovido pela ONG Udam (União de Amigos) juntamente com o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da UNESP e a Secretaria Municipal de Assistência Social, convidam pessoas da comunidade a serem voluntários em capacitação de monitores do projeto. Os interessados para capacitação podem comparecer em reunião na quinta-feira (18) na sede da Udam, das 14h às 15h30.
O projeto oferece o curso denominado “Inclusão Digital e Cidadania” a turmas de crianças, adolescentes/jovens e adultos/terceira idade de Rio Claro. O objetivo é promover a inclusão digital de forma funcional, que vai além do uso do mouse e acesso à Internet, inserindo aspectos de cidadania na construção do saber. Para os adolescentes e jovens, o projeto colabora na formação para o mercado de trabalho, com ênfase em orientações sobre o comportamento em sociedade, além das habilidades técnicas. Para as demais idades, o projeto faz uso das experiências de vida, promovendo um ambiente de interação e construção do conhecimento técnico. O projeto utiliza uma metodologia própria, denominada “Indinia”, desenvolvida pela Profa. Dra. Hilda Carvalho de Oliveira, que atua na Graduação e Pós-graduação em Ciência da Computação da Unesp.
Requisitos para ser um voluntário no projeto: Ter idade entre 14 e 75 anos; ter conhecimentos básicos de Informática, incluindo alguns recursos do sistema Windows e algumas ferramentas do MS-Office; ser uma pessoa determinada e dinâmica, que acredite em ações práticas para transformações construtivas da nossa sociedade.

Capacitação dos voluntários
O projeto inclui um curso de capacitação para os voluntários, que será oferecido uma vez por semana, de maio a julho, com emissão de certificados. Essa capacitação visa orientar os voluntários a entenderem os aspectos metodológicos e recursos utilizados. Após a capacitação, o voluntário poderá colaborar com pelo menos uma aula por semana em uma turma do curso “Inclusão Digital e Cidadania”, a ser oferecido de agosto a dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *