APRECIANDO AS DIFERENTES FASES DE UM RIO

244

Em toda nossa experiência da vida estamos sempre mudando em todos os aspectos de nossa personalidade. Heráclito disse: “Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio”, pois na segunda vez já não será o mesmo rio, uma vez que aquela água já se transmutou, é outra.
Você pode se banhar no mesmo rio diversas vezes.Mas, nunca poderá banhar-se na mesma água daquele rio duas vezes. Você poderá entrar no mesmo rio diversas vezes. Mas você nunca será o mesmo a cada vez que nele entrar.
Assim como a água de um rio que passa por uma pequena região, num vilarejo, ao longo de diversas estações,assim somos nós. A cada dia temos novas experiências acerca de nós mesmos e estas experiências nos fazem que sejamos diferentes, passo a passo.
As pessoas crêem que não mudam. Que como pedras são estáticas, sólidas, impenetráveis. Nós somos água corrente. Algumas vezes límpidas e transparentes e outras barrentas e lodosas. Em algumas fases de nossa vida nos tornamos sólidos e gelados, outras ficamos líquidos e quentes.
Há estágios mais avançados em que a temperatura e o estado se alteram e transformam em vapor de gás em pleno estado de sublimação.
As pessoas crêem que são como o rio. Esquecem-se que o rio é a água que nele corre, sem o leito. Os ventos, as chuvas e os temporais nada mais existem no local além de um enorme vale seco.
Muitas pessoas se transformam neste vale seco. Outras num lago de água estagnada, mal cheirosa e lodosa.
O que faz de nós rios caudalosos, nutridores, belos e límpidos?
Justamente a certeza de que somos água e não o rio. A certeza de que estamos exercendo nossa função enquanto seres humanos. Mas, para que possamos chegar à sublimação teremos que nos desapegar do estado de gelo sólido. É a certeza que estamos passeando e curtindo do nosso modo e do nosso jeito ao redor do mundo feito nuvem, esperando a hora de voltar a ser líquido, trazemos dentro de nós nossa essência, nossa natureza diferenciada como a de todos os seres humanos.
A cada dia acordamos diferentes. A cada noite a maioria de nossas células são renovadas. O oxigênio é trocado a cada segundo de seus pulmões. O seu sangue percorre quilômetros de distância sendo abastecido por seus nutrientes. E você pode se permitir experimentar este milagre, pois nada é estático em você. Sempre mudando para melhor, evoluindo e tendo a perfeita consciência de que a nossa vida se processa exatamente como as diversas fases de um rio, cabendo a nós somente apreciá-la!O que está esperando? Ande… desfrute-a! Pense nisso!
Dr. José Roberto Teixeira Leite é Cirurgião Dentista e Coach em PNL
Email: pnljoseli@gmail.com

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA