“VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE” PROJETO DESTAQUE NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO REHDER NETTO

O conhecimento da dimensão e dinâmica do meio ambiente, bem como outras formas de divulgação ligadas a educação ambiental, é importante, pois semeiam e despertam na população, a importância da conscientização ambiental e de que um espaço habitável e de qualidade a todos só será construído com postura e ações adequadas.

1607
Crianças da Escola João Rehder Netto , fazendo um círculo ao redor  da árvore, representando a sua importância.

Partindo desse principio a Escola Municipal João Rehder Netto, desenvolveu um projeto denominado “Vamos cuidar do Meio Ambiente”, envolvendo os alunos do Maternal II-D, realizando atividades expositivas e dinâmicas, e trabalhos de campo sobre a temática do meio ambiente.
Segundo a professora Rosely de Jesus França, responsável pelo projeto, os alunos trabalharam em equipe, a partir de rodas de conversas sobre o tema, ouviram histórias, como: “O Mundinho” da autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, confeccionando desenhos; assistiram um vídeo da Turma da Mônica que de forma lúdica mostrava como cuidar e respeitar o nosso planeta, incentivando as crianças a reutilizar, reciclar e reduzir. A professora ainda relata que, houve apresentação e exposição de um conto, denominado “A última árvore do mundo”, e que após esta exposição, os alunos foram direcionados a uma caminhada urbana, passeio observando as árvores ao redor da escola, e apontando diferenças e semelhanças. Foram confeccionados cartazes alusivos a esta atividade.
Além disso, os alunos conheceram como funciona o processo de plantio e germinação de sementes, tendo aulas práticas com a terra, permitindo acompanhar toda evolução de uma planta, desde o broto até o crescimento, se atentando para a adubação e irrigação.
É notável que estas múltiplas ações na escola, contribui significativamente para mudanças de posturas para a conservação ambiental, tanto no ambiente da comunidade escolar, quanto no ambiente familiar.
Assim, o Meio Ambiente não é algo estático, pois este abarca todas as relações existentes na dinâmica ambiental, e para isso é necessário criar uma simbiose perfeita com princípios e atitudes, almejando construir uma morada habitável e serena, onde impere o equilíbrio sustentável. Portanto as crianças além de representar as sementes de hoje, elas serão os adultos do amanhã, e promoverão a conscientização contínua, permitindo formar cidadãos mais conscientes nessa grande teia da vida.

Professora e alunos visitando as árvores frutíferas ao redor da Escola
Professora e alunos visitando as árvores frutíferas ao redor da Escola
Plantação desenvolvida pelas crianças em Sala de Aula, na Escola João Rehder Netto.
Plantação desenvolvida pelas crianças em Sala de Aula, na Escola João Rehder Netto.
Aluno da escola, colocando adubo orgânico no pote, para efetuar o plantio.
Aluno da escola, colocando adubo orgânico no pote, para efetuar o plantio.
Professora Rosely contando a história - O Mundinho - fazendo alusão a preservação do planeta.
Professora Rosely contando a história – O Mundinho – fazendo alusão a preservação do planeta.
Crianças e Professora fazendo uma reflexão na Sombra da Árvore.
Crianças e Professora fazendo uma reflexão na Sombra da Árvore.
Painel de Desenhos confeccionados pelas crianças com o Tema - Meio Ambiente.
Painel de Desenhos confeccionados pelas crianças com o Tema – Meio Ambiente.
Professora Rosely, auxiliando os alunos nas técnicas de Plantio.
Professora Rosely, auxiliando os alunos nas técnicas de Plantio.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA