PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL “ESCOLA ECOLÓGICA”

959
Dinâmica  do Projeto Pegada Ecológica

O projeto “Escola Ecológica”, proposto pela Organização Miraterra tem se desenvolvido no município de Rio Claro-SP, na Escola Municipal Antonio Maria Marrote, através de um grupo de cinco graduandos do curso de Ecologia da UNESP-campus de Rio Claro.
Estes desenvolvem o projeto com alunos das turmas 4° ano da escola, quinzenalmente às quintas-feiras. O projeto objetiva capacitar os alunos, tornando-os emissores de temas relacionados a meio ambiente, como Pegada Ecológica e Poluição.
Sobre a atividade da Pegada Ecológica foram apresentadas animações educativas e, em seguida a aplicação de um questionário a fim de calcular a pegada dos alunos e, através disso explicar que todos os nossos hábitos influenciam na perda de recursos e desenvolvimento do meio ambiente.
Quanto a atividade referente à Poluição, foi realizada uma discussão sobre o conceito de poluição e, pelos seus tipos (sonora, visual, do solo, ar e água) e suas implicações. A poluição sonora foi abordada através da realidade escolar em que eles vivem diariamente, assim, os alunos foram levados para uma caminhada no espaço da escola, atentando-se aos sons tomando nota dos mesmos. No ambiente da sala de aula foram submetidos de olhos fechados a áudios naturais, como cantos de pássaros, som de chuva, correnteza de rio e vento, para assim ser abordado a diferença entre barulho e som e, a origem de cada um desses e, como interferiam na dinâmica dos ecossistemas ou vida dos animais. Para finalizar, confeccionaram cartazes com mensagens a respeito do tema trabalhado no dia. As demais poluições foram abordadas em uma dinâmica na qual, envolta de um ser humano tinham que desenhar imagens que representassem as poluições apresentadas nos vídeos e conversa, após, tiveram que ligar os desenhos as partes do corpo do ser humano as quais prejudicavam.
As atividades são encerradas com leitura e interpretação das temáticas trabalhadas concluindo com os alunos relatando o entendimento sobre o tema e sobre, quais atitudes devem tomar quanto a estas temáticas ambientais.
Portanto projetos como estes são importantes ferramentas, que auxiliam na educação ambiental, através de uma metodologia diferenciada e atrativa aos alunos.

Alunos ilustrando a temática do projeto
Alunos ilustrando a temática do projeto
Cartazes caracterizando a importância de contribuir para redução da poluição sonora
Cartazes caracterizando a importância de contribuir para redução da poluição sonora
Cartazes confeccionados pelos alunos alertando sobre a poluição sonora
Cartazes confeccionados pelos alunos alertando sobre a poluição sonora

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA