Dia Internacional de Proteção a Camada de Ozônio

A camada de ozônio é uma espécie de faixa composta pelo gás ozônio, que filtra os raios emitidos pelo sol (raios ultravioleta) que atingem a Terra

800
FUNCIONAMENTO DO FENÔMENO EFEITO ESTUFA - (extraída da página eletrônica Escola Kids, da UOL)

Em 16 de setembro, é comemorado o “Dia Internacional de Proteção a Camada de Ozônio”. Esta data visa sensibilizar e alertar os países, para a redução do lançamento de gases CFCs (clorofluorcarbonos) na atmosfera, que deixam a camada de ozônio fina e rarefeita.

A manutenção da vida na Terra depende desta camada, que além de escudo de proteção contra os raios ultravioletas de alta intensidade (que a exposição pode ocasionar câncer de pele e problemas no sistema imunológico e ocular), é essencial para o desenvolvimento da agricultura, ou seja, o fornecimento de alimentos necessários a vida terrestre.

Os gases CFCs, decorrentes, sobretudo de poluição industrial, sobem lentamente à uma das camadas da Atmosfera, se concentra. Esta concentração destes gases poluentes ocasiona o fenômeno conhecido como Efeito Estufa Artificial (distinto do Efeito Estufa Natural). É nomeado assim, pois é gerado pela ação do homem, ao contrário do natural, em que o planeta retém uma parte do calor enviado pelo Sol para garantir a manutenção da temperatura na Terra de forma benéfica aos seres vivos. O Efeito Estufa Artificial, compromete a vida na Terra, e desafios para a humanidade, que quer avançar economicamente, mas necessita ao mesmo tempo, se atentar para os riscos e problemas de ordem ambiental.

Assim a data, 16 de Setembro, surge como um marco de reflexão por parte da população mundial, quanto o papel desempenhado pela camada de ozônio, para proteção da vida terrestre. A população deve contribuir para a preservação da camada de Ozônio e redução dos índices do Efeito Estufa Artificial. Para tal tem-se menor utilização de combustíveis fósseis como petróleo (não renovável) substituindo carros a gasolina por carros a álcool; e de produtos que contenham clorofluorcarbonos, como: extintores de incêndio, sprays, aparelhos de refrigeração dentre outras ações como, andar de bicicleta, plantar árvores.

É imprescindível a participação e envolvimento coletivo, pois a consciência em relação ao futuro parte de nós, e a luta pela preservação da vida é uma questão de honra, principalmente quando pensamos nas futuras gerações, que sofrerão consequências alarmantes, se não mudarmos posturas e adotarmos politicas ecologicamente corretas desde já, minimizando impactos em escala, como este das mudanças climáticas, trazendo assim, esperanças para o amanhã.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA