ESCOLA PROFESSOR BENEDITO ZAINE, NO DISTRITO DE FERRAZ E O PROJETO “CAMINHANDO PARA HORTA”

616
Alunos efetuando trabalho conjunto na Horta Escolar

A valorização da cultura alimentar no âmbito escolar se dá, através do desenvolvimento de hortas, de informações que possibilitem o aluno entender o papel da agricultura familiar, e do estímulo à alimentação saudável.
A Escola Municipal Professor Benedito José Zaine, do distrito de Ferraz, criou o projeto “Caminhando para Horta” em que os alunos através de atividades práticas com a terra, conhecem técnicas de semeadura, adubação e colheita; permite o contato com a natureza, acompanhando o desenvolvimento das plantas; informa aos alunos da importância do consumo maior de hortaliças, fonte de vitaminas, fibras e sais minerais, integrando com isso informações de Educação Alimentar, Ambiental e Sanitária no processo de aprendizagem. Este projeto encontra-se em etapas bem avançadas.
Segundo a coordenadora da escola, Juliana Pedersen Jordão, os alunos estão inseridos num contexto bem amplo, permitindo experiências ricas, sobre formas de plantio, diversidade de espécies e suas características, cuidados e manejos gerais com as plantas e propriedades nutricionais se estendendo à culinária (receitas onde podem ser utilizados esses produtos, absorvendo com eficácia as suas propriedades nutricionais).
Os alunos envolvidos no projeto participam do processo e aprendem além da parte teórica, o manuseio, observação, e técnica de preparo do solo, acompanhando todas as etapas de crescimento, o que fortalece o entendimento e a interdisciplinaridade, informa ainda a coordenadora.
Outro ponto de destaque deste projeto, é a informação e aprendizagem sobre hábitos alimentares saudáveis aos alunos, como da importância do consumo de alimentos saudáveis, como frutas e verduras, já nos primeiros anos de vida, promovendo um equilíbrio na alimentação.
Portanto o Projeto “Caminhando para Horta”, sensibiliza os alunos, a buscarem iniciativas nos pais, para que nas residências, se busquem caminhos para se plantar o próprio alimento, assim como realizado nas escolas, garantindo bem estar e segurança nutricional.

Criança realizando adubação e preparação da terra
Criança realizando adubação e preparação da terra
 Alunos cultivando mudas de hortaliças
Alunos cultivando mudas de hortaliças

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA