DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL

817
Emissão de poluentes pela Indústria  Foto-Dkar Imagens - (extraída do site - Diário da Terra)

Em 14 de Agosto, é comemorado o “Dia do Controle a Poluição Industrial”, que tem o objetivo de estabelecer uma reflexão sobre os efeitos da poluição atmosférica, decorrente das indústrias e fábricas de diversos setores da sociedade, no mundo; e de ações prognósticas que devem ser efetuadas, para redução deste problema ambiental.
Segundo uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente- CONAMA considera-se Resíduos Poluentes “qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, prejudicando o bem-estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora, ou seja, prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.” As indústrias em decorrência de suas atividades, são o segmento de maior contribuição à dispersão de poluentes no ar, visto que em muitas de suas atividades ocorre queima de combustíveis, gás ou óleo, liberando para atmosfera gases tóxicos como o metano e o cádmio, aumentando o efeito estufa, se não forem devidamente filtrados e tratados, além de que contribuem para contaminação da água e do solo, devido aos processos de limpeza industrial, gerando líquidos, que acabam atingindo os lençóis freáticos, comprometendo a qualidade das águas de rios e lagos, e também do solo, prejudicando as espécies que vivem neste habitat. A elevação da temperatura do planeta, o surgimento de secas, enchentes, furacões, entre outras catástrofes em muito, são consequências deste problema. As principais medidas para combater a poluição ambiental, principalmente as decorrentes de indústrias seriam a elaboração de planos e estudos que mostrem o comprometimento da organização na redução significativa de poluentes, apresentando os menores índices possíveis.
Outra medida seria o aumento da fiscalização por parte do governo, exigindo que as organizações enviem boletins para fiscalização dos índices de poluição. Além da importância do fortalecimento das relações entre empresas e ONGs para discutir este problema, criando metas que estabeleçam a quantidade de resíduos poluentes que podem ser liberados.
Portanto a qualidade do meio ambiente depende da participação de todos, o que envolve as nossas atitudes e relações, para que possamos garantir bem-estar aos seres humanos, promovendo campanhas para combater a poluição, diminuindo os riscos ambientais, evitando com isso o aparecimento de várias doenças, cuidando da saúde no mundo. A poluição ambiental alcançou escalas alarmantes, precisando ser reduzida imediatamente, para que não ocorram problemas futuros, e para isto é necessário conscientização coletiva e responsabilidade ambiental por parte de todos os cidadãos.

Poluição Industrial - Foto extraída da página eletrônica  Mercado em Foco Unisul
Poluição Industrial – Foto extraída da página eletrônica  Mercado em Foco Unisul

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA