Ambientelix realiza ação de Conscientização Ambiental no bairro Bonsucesso e Distrito de Ajapi

Os trabalhos de Educação Ambiental junto à comunidade, permite atribuir uma reflexão sobre as nossas posturas em relação ao ambiente que vivemos, criando-se praticas coletivas que assegure um equilíbrio sustentável, e acima de tudo propicie harmonia entre os seres viventes, fortalecendo a qualidade de vida.

556
Ação ambiental no Distrito de Ajapi

Neste sentido Educadores Ambientais da empresa Ambientelix Serviços Ambientais, promoveram no último dia 20 de Maio, uma ação conjunta no bairro Bonsucesso e Distrito de Ajapi, visando conscientizar moradores a assumirem uma identidade com o meio onde estão inseridos, colocando-se no papel de agentes socioambientais responsáveis. As ações consistiram em aplicar informações acerca das problemáticas causadas pela destinação inadequada de lixo nas vias públicas, canteiros centrais, terrenos baldios, praças e áreas verdes. Sensibilizando a população local sobre a importância dos serviços públicos oferecidos como: coleta domiciliar porta-a-porta, programa cata-bagulho, serviços de ecopontos municipais, coleta seletiva e outros serviços municipais que visam à qualidade socioambiental. Sabemos que o acumulo de resíduos além de comprometer a paisagem urbana, pode trazer impactos ambientais e prejuízos à saúde pública, pois o lixo agregado torna-se abrigo de transmissores de doenças (ratos, baratas, moscas, mosquitos) e animais peçonhentos (cobras e escorpiões), que podem se abrigar nas casas das imediações.
Neste sentido o trabalho de educação ambiental busca a visão crítica e a tomada de consciência à capacidade dos sujeitos a atuarem pela prática coletiva na compreensão como agentes históricos pela harmonia da vida, contribuindo com a saúde da comunidade, e assumindo princípios de participação e cidadania.
Ao falarmos em problemas ambientais, devemos lembrar que todos são originários de questões sociais, causados pelo comportamento humano, como no caso do descarte irregular de lixo, pois só teremos uma solução, quando mudarmos nossos costumes individuais e coletivos e percebermos que o amanhã, necessita de pessoas mais sensibilizadas e instruídas com a causa.
A partir disso acredita-se que é possível formarmos agentes ambientais, possibilitando mudanças de hábitos, resinificando culturas, propiciando a transformação e mitigação das problemáticas ambientais, integrando o cidadão à natureza, o bem comum, a melhoria da saúde coletiva, a justiça ambiental e um ambiente ecologicamente equilibrado.

Foto 04 - Explicação sobre os impactos ambientais a moradora do Bairro Bom Sucesso
Explicação sobre os impactos ambientais a moradora do Bairro Bom Sucesso
 Intervenção com morador no bairro Bonsucesso
Intervenção com morador no bairro Bonsucesso
Orientação a moradora do bairro Bonsucesso
Orientação a moradora do bairro Bonsucesso
 Trabalho  de conscientização ambiental no Distrito de Ajapi
Trabalho de conscientização ambiental no Distrito de Ajapi
 Orientação a uma senhora, moradora do bairro Bonsucesso
Orientação a uma senhora, moradora do bairro Bonsucesso

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA